Conselheiro Lafaiete sediou no último dia 13/09, o 3º Fórum Mineiro de Guardas Municipais. O evento realizado no auditório do Centro de Ensino Superior, no bairro Carijós foi promovido pelo Centro pela Mobilização Nacional e Movimento das Guardas Municipais de Minas Gerais, com o apoio da Secretaria Municipal de Defesa Social e vários parcerias . O evento reuniu representantes de vários municípios do estado.
A abertura contou com a participação do prefeito de Conselheiro Lafaiete, Ivar de Almeida Cerqueira Neto; do secretário municipal de Defesa Social, Paulo Afonso Sarmento; do vereador, José Boaventura Celestino; do inspetor chefe da Guarda Municipal, Marcelino Siqueira; da delegada regional, dra. Patrícia Bianchetti Leite e da diretora do Centro pela Mobilização Nacional, dra. Sandra Mara A. Bossio.
Em seu discurso o prefeito, Ivar de Almeida Cerqueira Neto, ressaltou a importância do evento para a troca de experiências entre as guardas municipais. Ele afirmou ainda a necessidade da regulamentação do estatuto da guarda municipal de Lafaiete que será enviado à Câmara Municipal. “O estatuo dará identidade à guarda municipal quanto aos seus direitos e deveres” frisou o prefeito, que ressaltou a necessidade de sua estruturação e efetivo.
Um dos destaques do evento foi a presença do fundador da Guarda Civil Metropolitana, Classe Distinta, de São Paulo-SP, Mauricio Domingues da Silva, que destacou as guardas municipais como importante instrumento de segurança nas cidades. Segundo ele, as guardas devem atuar de forma preventiva principalmente por conhecerem as áreas de atuação.
Outro destaque do fórum foi a presença do delegado e atual vereador de Belo Horizonte, Edson Moreira. Ele proferiu palestra e destacou como importante a atuação das guardas nos municípios por estarem mais próximas da comunidade. O delegado defendeu ainda a atuação da guarda municipal como um policiamento comunitário trabalhando na segurança pública das cidades em apoio às polícias Militar e Civil.