Fumacê será aplicado em bairros com maior índice de notificações de Dengue em Lafaiete

557
0

Continuam as ações da prefeitura de Conselheiro Lafaiete visando o combate ao mosquito Aedes aegypti. Na próxima segunda-feira, 18/04, o trabalho ganhará um novo reforço com a aplicação de UBV pesado que é uma versão mais forte do popular fumacê.

O coordenador de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, José Elias de Souza explicou que um veículo equipado com o UBV pesado será utilizado nos bairros com maior número notificações de Dengue. José Elias recomenda que durante a aplicação do fumacê os moradores deixem as janelas das casas abertas. Nas residências onde houver pássaros, o morador deverá cobri-los e deixar os recipientes de comida e água virados para baixo. O procedimento é recomendado até duas horas após a aplicação do UBV pesado.

Também é recomendado que durante a passagem do veículo as pessoas permanecem dentro das casas para não ter contato direto com o fumacê. A equipe do Setor de Controle de Endemias estará realizando um treinamento para a execução dos trabalhos no veículo que ficará disponível no município por três dias. A Guarda Municipal vai auxiliar no controle do trânsito durante a passagem do veículo nos bairros. O trabalho será realizado nos bairros de 06h às 9h40 e de 16h às 19h40

Desde a semana passada o município também trabalha de forma intensiva nos bairros com maior número de infestação com o objetivo de vistoriar 100 dos imóveis visando o bloqueio de transmissão da Dengue. A ação que iniciou no último dia 07/04 deverá se estender até o dia 15/04, com tratamento focal, perifocal e ultra baixo volume.

 

Aplicação de UBV pesado

Data

Bairro

Período

18/04

Paulo VI

06h às 9h40

 

Paulo VI e Santa Matilde

16h às 19h40

19/04

Santa Matilde e São João

06h às 9h40

 

São João

16h às 19h40

20/04

Centro, Fonte Grande e Sion

06h às 9h40

 

São Sebastião

16h às 19h40