Governo orienta sobre método de divulgação de casos de dengue

454
0

O Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) orientaram sobre a metodologia de divulgação dos casos de dengue, pela qual deverão ser divulgados os casos prováveis da doença. Nesta classificação (casos prováveis) estão incluídos os casos confirmados e os casos suspeitos da doença. Diante do exposto o município de Lafaiete e demais pertencentes à Regional de Barbacena também seguirão esta padronização para divulgação de dados.

Já dentro desta nova metodologia, o município registrou, até o dia 30/03/2016, 706 casos PROVÁVEIS de dengue, segundo informações do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). Neste número está incluído o caso de uma paciente que faleceu em fevereiro, cujos exames confirmaram que estava infectada por dengue sorotipo I. 

Estudos divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais mostram a ocorrência de casos prováveis de dengue, por mês entre os anos de 2012 a 2016. É possível observar uma tendência de maior concentração de casos entre os meses de março e abril.

Em Conselheiro Lafaiete as notificações apontam que os bairros que apresentam  maior número de casos prováveis de dengue são: Santa Matilde (75), Sion (74), São João (55), Centro (44), São Sebastião (34), Carijós (28) e Paulo VI com 27 casos prováveis.  Há registros de casos suspeitos em outros bairros, mas os números não são tão expressivos como os citados acima.

Trabalho intensificado

O setor de Combate a Endemias executará uma estratégia de trabalho nas próximas semanas visando o bloqueio de transmissão nestes bairros prioritários, que posteriormente poderá ser aplicada em outros bairros do município.

De 04 a 15 de abril  toda a equipe de agentes de combate a endemias irá trabalhar em conjunto com o objetivo de vistoriar 100% dos imóveis existentes em cada bairro prioritário. Serão realizados tratamentos focal, perifocal e ultra baixo volume, de acordo com o seguinte cronograma:

04 a 07 de abril – Santa Matilde e Paulo VI, com previsão de vistoria em 7.338 imóveis.

08 a 12 de abril – Sion e São João,  com previsão de vistoria em  5.920 imóveis.

13 a 15 de abril – Centro e São Sebastião com previsão de vistoria em 4.474 imóveis.