Grande público marca presença em comemoração ao Dia das Violas de Queluz

1200
0

Em comemoração do Dia das Violas de Queluz, celebrado em 29 de março, o final de semana foi de muita música. No sábado a noite, a Praça São Sebastião recebeu a Orquestra Paulistana de Viola Caipira, que encantou o público presente. O concerto reuniu os violeiros em um repertório eclético composto por uma diversidade de estilos, desde a música caipira raiz com trechos de músicas populares, pop e até rock. Tudo ao som encantador e peculiar da viola caipira.

Na manhã de domingo foi celebrada a Missa na Matriz de São Sebastião de logo após, na Praça, aconteceu o encontro de violeiros com a apresentação de Fabrício Viola e artistas, como Patrício Vieira, Maria Maria, o grupo Violas ao vento e vários outros convidados. Talentos locais e regionais se reuniram para compartilhar seus repertórios e celebrar a rica tradição da viola caipira.
Segundo o Prefeito Mário Marcus, “A viola caipira é um símbolo da nossa cultura e tradição. É com grande satisfação que trazemos a Orquestra Paulistana de Viola Caipira para Conselheiro Lafaiete e o Encontro de Violeiros que é uma oportunidade para valorizarmos a viola caipira e os nossos violeiros, um evento que reúne a comunidade e fortalece a nossa cultura.”

O evento foi realizado pela Prefeitura de Conselheiro Lafaiete, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. De acordo com o Secretário de Cultura, Geraldo Lafayette, como o dia das violas, celebrado em 29 de março, coincidiu com as celebrações da Semana Santa, as comemorações foram realizadas neste final de semana, 13 e 14 de abril.

Durante a semana que antecedeu as apresentações foram promovidas, no Solar do Barão de Suaçuí, diversas oficinas sobre o modo de tocar as violas, com o Mestre Rui Torneze, regente da Orquestra Paulista de Viola Caipira. Para o Secretário é uma forma de enaltecer e fazer jus a história deste importante Patrimônio Imaterial de nossa cidade, de som inigualável.