Guarda Municipal intensifica ações de segurança na cidade

Como uma das ações para a melhoria da segurança em Lafaiete a Guarda Municipal está realizando diversas rondas em pontos estratégicos na cidade, principalmente no período noturno. Segundo o comandante da Guarda Municipal Sr. Sandro Luiz de Souza Nascimento seguindo o lema “Nosso maior patrimônio é você”, a Guarda Municipal de Conselheiro Lafaiete vem demonstrando um excelente trabalho em prol da segurança pública da cidade. Com o apoio do secretário de Defesa Social, Sr. Rolff Ferraz e o comandante da Guarda Municipal, os integrantes desenvolvem suas diversas atribuições estabelecidas na lei 13.022 de 8 de agosto de 2014, fazendo prevalecer um dos mais amplos objetivos que é “preservar a ordem pública”.
Ainda de acordo com Nascimento a Guarda Municipal, órgão de segurança pública, dotada de poder de polícia, tem como função de uma forma geral a promoção da ordem pública, e mais especificamente na prevenção do patrimônio público municipal e das pessoas que o utilizam. As guardas municipais trazem consigo um viés civil, comunitário, de proximidade com a população, com uma política de cooperação. “A proteção citada julga-se àquela que antecipa à ocorrência delituosa a fim de evitá-la, sejam por meio de presença em ambiente escolar, praças, parques públicos ou de suas demais atividades sociais”, comentou Nascimento.
A Guarda vem atuando e desempenhando suas atribuições tendo presença constante, por 24 horas diárias, em diversos locais do município. As rondas preventivas estão sendo feitas em pontos alternados nas diversas instalações públicas, praças e logradouros da cidade, elaborando relatórios e boletins de intervenção (bi’s) para encaminhamento aos órgãos responsáveis. Além disso, a Guarda Municipal tem participação efetiva em eventos na cidade.