
O Dia da Vitória foi comemorado nesta sexta-feira, 08/05, em Conselheiro Lafaiete. O evento realizado anualmente em homenagem à Força Expedicionária brasileira que participou da Segunda Guerra Mundial aconteceu no Monumento ao Expedicionário, localizado na praça da Bandeira, no bairro Carijós. Autoridades civis e militares participaram da solenidade que contou também com participação dos atiradores do Tiro de Guerra 04032, de integrantes do 4º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, de Santos Dumont-MG. e dos alunos da Escola Municipal “Napoleão Reis”, além de familiares de lafaietenses que participaram da Segunda Guerra Mundial.

O ex-combatente, João Fortunato de Oliveira, 93 anos desfilou em carro aberto, conduzido por um modelo semelhante ao utilizado na Segunda Guerra. Outros três veículos do Exército Brasileiro também participaram do desfile. Houve hasteamento de bandeiras, a leitura dos nomes dos 67 lafaietenses que participaram da Segunda Guerra Mundial e uma coroa de flores foi depositada no Monumento ao Expedicionário. O professor Sheldon Augusto Soares juntamente com os alunos, Euler Márcio Chaves de Oliveira e Matheus Henrique Sanção de Pina homenagearam o senhor João Fortunato, interpretando a música Mia Gioconda.

Presente ao evento o vice-prefeito e secretário de Educação, Darci Tavares lembrou que este ano o dia 08 de maio comemora os 70 anos da vitória dos aliados na Segunda Guerra Mundial. O vice-prefeito ressaltou a bravura dos soldados brasileiros em uma guerra que mobilizou milhões de militares incluindo lafaitenses. “Com o termino da guerra o mundo entrou em uma nova fase de reconstrução que continua até hoje”, frisou Darci Tavares.
O cel. R1 Cláudio Barbosa de Faria, filho do ex-combatente, Victor Menezes de Faria destacou a participação lafaietense na Segunda Guerra. Segundo o coronel à época os lafaietenses se juntaram aos militares do Batalhão de Infantaria de São João del Rei, em 1944, e viajaram de navio à Itália. Dos 67 lafaietenses, quatro morrem em solo italiano. “Essa praça foi criada em homenagem a participação da Força Expedicionária do Brasil e pouca gente sabe o que se comemora nesta data, 08 de maio”, disse Faria.

A historiadora e poetisa, Avelina Noronha contou aos presentes a alegria sentida pelos lafaietenses ao receberem a notícia do fim da Segunda Guerra. “As pessoas foram pra rua. Eu fui com os meus pais para a rua Marechal Floriano e lá as pessoas se abraçavam e mesmo desconhecidas começaram a se abraçar. Os sinos das igrejas tocavam, as locomotivas das Central apitavam, os carros buzinavam, foguetes espocavam no ar. Foi emocionante e fico satisfeita em ver que a nossa cidade não esqueceu desse momento” ressaltou a historiadora.
![]() |
![]() |
Também participaram da solenidade a secretária municipal de Cultura, Mauricéia Aparecida Ferreira Maia; o secretário municipal de Defesa Social, Paulo Sarmento; o chefe da Instrução do Tiro de Guerra 04032, 1º Sgt Luís Augusto Gonçalves Corrêa; o Cel. R1 e diretor da Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac/Lafaiete), Mauro Machado de Morais; o ex-chefe de instrução do Tiro de Guerra, Cap. R1 Antônio Rabelo de Castro; o delegado do Serviço Militar do município, 1º Tem Ricardo Chamarelli de Almeida; o professor do Colégio Nazaré e sub Oficial R1., Wolney Severo Juliano; o desembargador, Dr. José Amâncio e os vereadores, José Boaventura Celestino, Gildo Dutra Pinto e Pedro Américo de Almeida, além do diretor da Escola Municipal “Napoleão Reis”, Luiz Rafael Vitoreti, dentre outras autoridades.