I Fórum Regional de Gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar

2086

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, através dos seus representantes o Secretário Rafael Lana e o técnico agrícola Ronan Robson, participou do I Fórum Regional de Gestão do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e Agricultura Familiar Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Conselheiro Lafaiete no Centro Cultural Narciso de Queirós. Esse fórum foi realizado em parceria entre a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), SRE de Conselheiro Lafaiete, e teve como objetivo orientar as escolas e municípios sobre a aquisição de produtos oriundos da Agricultura Familiar bem como o mapeamento de todos os produtos e sua comercialização na cidade e região.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEMDEC) está sempre envolvida em projetos relacionados com a Agricultura familiar. O mais novo projeto é a elaboração e entrega da cartilha Horta na Caixa que será apresentada para as crianças nas escolas da rede municipal, que envolve reciclagem e sustentabilidade.
Além disso, o município presta acompanhamento técnico agrícola nas hortas comunitárias municipais, com distribuição de kits de sementes de hortaliças e, em parceira com Emater, cadastro das famílias que atuam nas hortas.
São oferecidos também serviço de assistência técnica e apoio aos produtores rurais com a coleta de solo pra análise, e assistência para agricultura rural e urbana.
Também estiveram presentes o gerente Regional da EMATER de Belo Horizonte, Vitório Freitas; o Deputado Estadual Glaycon Franco; o Prefeito de Queluzito e Presidente da Associação dos Munícipios do Alto Paraopeba (Amalpa), Célio Pereira de Souza; o Diretor Executivo do Consórcio Público para Desenvolvimento do Alto Paraopeba (Codap), Rodolfo Gonzaga e o Representante do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Pedro Artur, a Superintendente Maria de Lourdes Reis Silva Beato;, além de diretores de escolas e extensionistas da Emater das 18 cidades sob jurisdição da SRE de Conselheiro Lafaiete.