Inaugurado em Lafaiete o Núcleo Municipal em Reabilitação Infantil

A Prefeitura de Conselheiro Lafaiete inaugurou nesta sexta-feira, 28/10, o Núcleo Municipal Especializado de Reabilitação “Dr. Tabajara de Carvalho”, em amplo espaço e com recursos terapêuticos novos. A unidade de saúde irá oferecer melhor qualidade e conforto no atendimento de crianças diagnosticadas com patologias e que demandam estimulação sensorial/motora. Esta nova unidade faz parte do Processo de Reestruturação da Rede de Atenção Psicossocial Infantil iniciado em 2021.
O superintendente Regional de Saúde de Barbacena Renato Soares, ressaltou que fez questão de vir para a inauguração dada a importância deste núcleo. Ele citou que o Estado quer fortalecer a região e tem uma proposta para o núcleo que foi criado pela iniciativa exclusiva do município de conselheiro Lafaiete para que possa se transformar em uma referência para a microrregião de Conselheiro Lafaiete. Durante sua fala citou também a ampliação da estrutura médico hospitalar de Lafaiete com a perspectiva da conclusão do hospital regional pelo Estado e também da construção da UPA 24 horas, que será feita pela prefeitura.
Em seu pronunciamento o Prefeito Mário Marcus cumprimentou a todos e destacou a importância deste núcleo de atendimento. Ao se dirigir às representantes da Associação de Mães Unidades pela Deficiência falou que o trabalho é fruto do olhar da gestão, voltado às necessidades das crianças que precisam deste atendimento especializado, fruto de um projeto criado pela equipe da Secretaria de Saúde, com o apoio da Administração Municipal. Ressaltou que é um projeto que já nasceu grande com a possibilidade de crescer ainda mais, podendo passar a compor a rede de Saúde do Estado de Minas gerais. Na ocasião o Prefeito destacou a proximidade da gestão municipal com órgãos de Saúde do Estado que vem ocorrendo nos últimos, representando um grande benefício à cidade e região. Na oportunidade cumprimentou os servidores municipais pela passagem de seu dia.
O Núcleo irá proporcionar um serviço inovador em atendimento humanizado e individualizado, com o apoio da Sala de Integração Sensorial com recursos terapêuticos específicos. Os atendimentos serão realizados por uma equipe multidisciplinar, composta por Fisioterapeutas, Terapeuta Ocupacional, Fonoaudióloga, Psicóloga e Assistente Social.
Estiveram presentes o Vice-prefeito Dr. Marco Antônio, o Secretário de Saúde, Darci Tavares, Diretores da Secretaria de Saúde, representantes da Associação de Mães Unidades pela Deficiência, Vereadores, diretores de consórcios e entidades públicas, assessores da prefeitura e alunos da Escola de Música Vivace que se apresentaram durante a cerimônia.
Seguindo a programação de entrega de obras, a Prefeitura irá inaugurar a Quadra de Esportes do Bairro Santa Maria, no próximo dia 11 de novembro e as novas instalações do SINE, com cerimônia prevista para dia 18 de novembro.