Inaugurado o viaduto Padre Arnould

Inaugurado_Viaduto_Padre-Arnould_01
Viaduto Padre Arnould.

Autoridades e populares participaram nesse domingo 20 de setembro da inauguração do viaduto Pe. Arnould, em Conselheiro Lafaiete, que liga os bairros Queluz e Carijós. A obra, que resultou de um acordo judicial feito entre a MRS Logística, a Promotoria de Justiça da Comarca de Conselheiro Lafaiete e a prefeitura municipal teve investimento de mais de 13 milhões de reais. O acordo judicial prevê ainda a reforma da passarela de pedestres Prefeito Pedro Silva, que também foi entregue ontem, porém ainda precisa ser concluída a adaptação para garantir acessibilidade de pessoas com deficiência.

Inaugurado_Viaduto_Padre-Arnould_05
Descerramento da placa.

“Cumprimos um compromisso assumido com o Ministério Público e a prefeitura ai entregar esta importante obra, que configura um avanço para o sistema viário da cidade e vai garantir uma maior segurança para motoristas e pedestres ao eliminar a passagem de nível. Nossa empresa busca sempre contribuir para a melhoria dos municípios por onde passa. Aqui em Lafaiete não é diferente e o novo viaduto vai melhorar as condições de segurança e trânsito. Vale ressaltar que a obra ocorreu sem nenhum registro de acidente, o que nos dá uma grande satisfação”, disse o gerente de Regulação e Relações Institucionais da MRS, Sérgio Carrato.

Em seu discurso o prefeito Dr.Ivar enalteceu a responsabilidade social da MRS e a interferência positiva do Ministério Público por meio do promotor Glauco Peregrino e enumerou situações em que o próprio município teve que agir. “Fizemos o que nos coube neste processo. Demos celeridade aos projetos e desapropriações. Intervimos junto ao DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) para demolição necessária, fomos à Brasília, enfim, caminhamos juntos, MRS, MP e prefeitura, e o resultado é este, o benefício para a população.

Inaugurado_Viaduto_Padre-Arnould_02
Dr.Glauco Peregrino recebe certificado das mãos do Dr. Ivar.
Inaugurado_Viaduto_Padre-Arnould_03
Sergio Carrato (MRS) recebe certificado das mãos do Dr. Ivar.

Dr.Glauco Peregrino também enalteceu as parcerias. “Após muitos anos trabalhando nesta causa e poder agora usufruir desta obra é uma satisfação enorme. Esse viaduto é mais uma prova que a união de esforços entre poder público e iniciativa privada tem tudo para trazer grandes benefícios para a comunidade”, discursou.

Inaugurado_Viaduto_Padre-Arnould_04
Lamberto Arnould recebe kit da campanha Eu Curto Lafaiete das mãos de Dr.Ivar.

Como reconhecimento da atuação do promotor e do empreendedor na construção do novo viaduto, Sérgio Carrato e Glauco Peregrino, receberam das mãos do prefeito Dr. Ivar o certificado “Parceiro de Lafaiete” e o exemplar da autobiografia de Pe. Arnould, além de um kit da campanha “Eu Curto Lafaiete”.

Inaugurado_Viaduto_Padre-Arnould_11
Familiares de Padre Arnould e Dr.Ivar.

A emoção foi o sentimento mais visível entre os familiares de Padre Arnould, traduzidos em palavras dos seus filhos adotivos Joseph Lamberto Arnould e Rosalie Gertrui Renault Arnould. “Independentemente de religião ou qualquer outra coisa, Pe. Arnould ajudou muita gente tanto no campo espiritual quanto no material. A ligação que o viaduto passa a fazer entre as partes alta e baixa da cidade tem muito a ver com o trabalho que ele fez de facilitar a vida das pessoas e ajudá-las a migrar de uma situação muitas vezes não tão boa para outra melhor”, afirmou Lamberto.

Inaugurado_Viaduto_Padre-Arnould_09
Bênção dada pelo padre Paulo Gomes.

Um dos últimos atos antes da liberação do viaduto para o tráfego de veículos foi a bênção dada pelo padre Paulo Gomes, da paróquia de Santa Terezinha. Em seguida, numa deferência aos envolvidos na construção, o primeiro veículo a cruzar o elevado, um Ford Landau ano 1982 conduzido pelo proprietário, José Célio Fonseca da Cunha, levou como os primeiros passageiros Joseph Lamberto Arnould, o prefeito Dr. Ivar, Sérgio Carrato (gerente da MRS Logística) e o promotor Glauco Peregrino.

Inaugurado_Viaduto_Padre-Arnould_10
Primeiro carro atravessa viaduto.

Logo atrás , um grande público percorreu a pé a extensão de ligação entre os bairros Carijós e Queluz.