Durante todo o mês de julho, o Centro de Promoção da Saúde, em parceria com a Gerência de Vigilância Epidemiológica, desenvolveu uma série de ações voltadas à conscientização, prevenção e diagnóstico precoce das Hepatites Virais.
As hepatites virais — causadas pelos vírus A, B, C, D e E — são infecções que afetam o fígado e podem evoluir de forma silenciosa. Em muitos casos, não apresentam sintomas, mas podem se manifestar com febre, mal-estar, icterícia e urina escura. Consideradas um importante problema de saúde pública, especialmente os tipos B e C, essas doenças podem evoluir para quadros graves como cirrose e câncer de fígado. A prevenção passa por vacinação (nos casos de hepatites A e B), uso de preservativos, não compartilhamento de objetos cortantes ou seringas, e cuidados com higiene e saneamento.
Como parte da campanha, o Centro de Promoção promoveu ações locais com testagens rápidas em sua sala de espera, uma blitz educativa durante o mutirão de emissão de carteiras de identidade, além de uma iniciativa conjunta com o CAPS Álcool e Drogas para conscientização e redução de danos entre usuários, especialmente no que se refere ao uso compartilhado de seringas.
Os testes rápidos para hepatites continuam disponíveis em todas as unidades da Equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) e também no próprio Centro de Promoção da Saúde.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça o compromisso com a promoção da saúde e a prevenção de doenças, e convida a população a procurar os serviços de saúde para mais informações e orientações.