Lafaiete apoia movimento contra a crise nos municípios

???????????????????????????????
Dr. Ivar.

O próximo dia 24 será marcado por um amplo protesto de administradores municipais contra o arrocho financeiro que enfrentam diante do grave momento econômico do país. O protesto é organizado pela Associação Mineira de Municípios (AMM), que sugere a suspensão das atividades nas prefeituras e demais repartições públicas neste dia.

Conselheiro Lafaiete também enfrenta dificuldades financeiras. Mas, com um trabalho de planejamento bem elaborado e ações pontuais ainda tem conseguido manter em dia seus compromissos.

O prefeito Dr. Ivar fez questão de frisar que, no entanto,  Lafaiete não está imune aos reflexos da crise, mas se preparou com antecedência para enfrentar seus efeitos imediatos. Entre as ações está a criação de uma comissão de gestão financeira e orçamentária, que acompanha atentamente a conjuntura nacional, adaptando o município a esta nova realidade. “Estas ações e planejamento ainda nos permitem manter em dia nossos compromissos, principalmente com os servidores. Enquanto administradores enfrentam dificuldades até mesmo para quitar o 13º que deveria ter sido feito em dezembro do ano passado, aqui em Lafaiete o salário do funcionalismo está em dia e conseguimos o reajuste de 8,42%; além do acréscimo de 32% do vale-alimentação”, pontua Dr. Ivar. Porém, mesmo com o planejamento, comprometimento e responsabilidade com o erário público, não estão descartadas medidas mais enérgicas.

Os repasses federais e estaduais são de fundamental importância para investimentos em saúde, educação, segurança e infraestrutura. Hoje importantes obras da cidade estão paralisadas por falta dos recursos, sejam do Estado ou do Governo Federal, como a conclusão da recuperação da Alfredo Elias Mafuz, do hospital regional e da ponte da rua Maria Júlia, em Gagé. Além destes, outros repasses estão deixando de chegar ao caixa do município, comprometendo serviços e obras de melhoria da qualidade de vida da população.

Mesmo solidário com os demais prefeitos mineiros, Dr.Ivar informa que  manterá a prefeitura e repartições públicas abertas no  dia 24. “Optamos por não fechar as portas da prefeitura e das repartições públicas municipais por entender que essa medida penaliza ainda mais quem já está demasiadamente prejudicado que é o povo”. Dr. Ivar esclarece que no dia do protesto irá manifestar também seu repúdio à grande dificuldade econômica imposta aos municípios, colocando faixas com dizeres sobre a crise financeira e as dificuldades dos municípios na sacada da prefeitura e em outros prédio públicos. Os servidores também estão convidados a usar uma tarja preta no braço em sinal de protesto.