A secretária municipal de Esporte e Lazer de Conselheiro Lafaiete, Rosângela Cristina Alves Ferreira, confirmou nesta quarta-feira, 09/04 que o município foi contemplado com o PELC (Projeto Esporte e Lazer da Cidade), do Governo Federal. Por meio do projeto o município receberá o equivalente à R$ 865.920,00 (oitocentos e sessenta e cinco mil e novecentos e vinte reais), oriundos do Ministério do Esporte.
Rosângela destacou que o recurso foi viabilizado graças ao trabalho em conjunto das Secretarias de Esporte e Planejamento por meio da atuação do secretário de Planejamento, Luiz Carlos Cerqueira; do coordenador de projetos, Ricardo Luiz Pace Júnior e do gestor municipal de convênios, Alvacir Pedroso Júnior. Segundo ela, o PELC, além de proporcionar a prática de atividades físicas, culturais e de lazer envolvendo todas as faixas etárias, inclui pessoas com deficiência, estimula a convivência social, a formação de gestores e lideranças comunitárias, fomenta a pesquisa e a socialização do conhecimento, contribuindo para que o esporte e o lazer sejam tratados como políticas públicas e direito de todos.
Em Conselheiro Lafaiete o projeto será promovido nos bairros Carijós, JK, Linhazinha, Morro da Mina, Paulo VI e Centro, oferecendo 400 vagas em cada núcleo de atividades, alcançando cerca de 2.400 (dois mil e quatrocentos) participantes ao longo de dois anos. Indiretamente o projeto beneficiará mais de 10 mil habitantes, oferecendo atendimento profissional, favorecendo crianças, jovens, adultos e idosos principalmente em situação de vulnerabilidade social, proporcionando ao município uma melhoria da qualidade de vida aumentando assim, o bem estar da população lafaietense.
As atividades realizadas serão: campeonatos de handebol e voleibol, dança sênior, ginástica localizada, oficinas de artesanatos, pintura, música, dança, corte e costura, entre outros, o que proporcionará oportunidade de 43 empregos diretos, sendo 7 vagas para coordenadores e 36 para agentes sociais no município.