Lafaiete mantém a tradição e acolhe congadeiros em festival

Mantendo a tradição de uma das manifestações populares e culturais de Conselheiro Lafaiete a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura promoveu no último domingo, 19/07, o 36º Festival de Congado. O evento aconteceu na praça Tiradentes reunindo quase 20 bandas, incluindo as do município e das cidades de Belo Vale, Brumadinho, Carandaí, Lamim, Ouro Preto, Rio Espera e Senhora de Oliveira.

Mauricéia, Maurício Tizumba e Dr. Ivar

O cantor e compositor mineiro, Mauricio Tizumba prestigiou o evento e participou do cortejo que conduziu as imagens de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito juntamente com o prefeito Ivar de Almeida Cerqueira Neto, a secretária municipal de Cultura, Mauricéia Aparecida Ferreira Maia e representantes da Associação dos Congadeiros de Conselheiro Lafaiete. Em seguida houve a saudação das autoridades e  apresentação individual de cada banda e guarda de Congado.

DSC_0254

Este ano, os participantes fizeram referência e homenagem às personalidades importantes do cenário congadeiro, que faleceram recentemente, como a rainha conga de Minas Gerais sra. Isabel Cassemiro das Dores Gasparino e a vice sra. Maria José de Paula Rocha e  sr.Pedro Bento, capitão da Banda de Congado de Nossa Senhora do Rosário da localidade de Gagé, falecido no dia 8 de julho.

DSC_0320

O prefeito Dr. Ivar deu as boas vindas aos congadeiros e ressaltou a importância do evento que, segundo ele, contribui para a preservação da cultura do Congado no município. “Lafaiete se orgulha mais uma vez em realizar o festival mesmo com todas as dificuldades que encontramos, mas abrimos os braços para perpetuação desta arte e cultura e acima de tudo para a fé que remove qualquer montanha fazendo bem aos nossos corações”, frisou o prefeito.

DSC_0566

A secretária municipal de Cultura Mauricéia Aparecia Ferreira Maia destacou a religiosidade, fé e tradição das bandas e guardas de Congado.

O encerramento das festividades se deu com a celebração de Missa Conga, às 15h, na Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

DSC_0577

Todas as bandas e guardas receberam troféu de participação juntamente com o congadeiro mais antigo e o mais novo de cada agremiação.