Lafaiete realiza 8ª Jornada do Patrimônio Histórico Cultural em comemoração ao aniversário da cidade

Em comemoração aos 231 anos de emancipação política de Conselheiro Lafaiete e 50 anos do IEPHA teve inicio na noite de quinta-feira (16/09) a 8ª Jornada do Patrimônio Histórico Cultural de Conselheiro Lafaiete com o tema “Caminhos do Patrimônio – Contemporaneidade e novos horizontes”.
A abertura da jornada foi realizada no auditório da Secretaria Municipal de Cultura, no Solar do Barão de Suassui e contou com a presença do Prefeito Mário Marcus, do Promotor de Justiça da Comarca de Conselheiro Lafaiete Dr. Glauco Peregrino, do Secretário de Cultura Geraldo Lafayette e do Procurador Municipal Dr. Cayo Noronha.
Ao abrir a jornada o Prefeito Mário Marcus destacou a importância da preservação da história de nossa cidade e a valorização da cultura e dos diversos atores culturais da cidade. Enumerou os patrimônios históricos já recuperados e resgatados e os bens que serão restaurados, como a Casa de Cultura Gabriela Mendonça (obra em andamento), a Fonte luminosa da Praça Tiradentes e a Fonte Grande do Bairro que leva o mesmo nome.
O palestrante da noite foi o Prefeito de Ouro Preto e ex-secretário de Estado da Cultura Ângelo Oswaldo que abordou o tema “Patrimônio histórico como cenário de Minas Gerais”.
Em sua fala o palestrante ressaltou o trabalho realizado no município em relação à preservação e recuperação do patrimônio histórico, bem como a valorização de patrimônios imateriais e cultuais, como o congado. Durante a palestra ele abordou o valor de Minas Gerais na construção do patrimônio histórico.
A noite foi encerrada com a realização da Quinta das Violas. Devido aos protocolos sanitários de prevenção a Covid-19 o público foi restrito.
A 8ª Jornada do Patrimônio Histórico Cultural vai até 19 de setembro, data do aniversário da cidade, dia que terá diversas atividades. Confira a programação.
Todas as ações estarão disponíveis no canal de youtube da Secretaria Municipal de Cultura de Conselheiro Lafaiete.