Lafaiete realiza conferência no setor de Saúde com participação popular

Nos dias 21 e 22 de junho foram realizadas a X Conferência Municipal de Saúde e a I Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde de Conselheiro Lafaiete.
A cerimônia de abertura, contou com a presença de autoridades, entre elas, o vice-prefeito, Dr. Marco Antônio, a Secretária de Saúde, Janice Batista Oliveira, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Roberto Sant’Ana, a presidente do Conselho Estadual de Saúde, Lourdes Machado, vereadores, representantes de diversas associações de moradores e de grupos da sociedade civil, além de vários usuários do SUS. O evento contou com aproximadamente 120 participantes.

Após a abertura oficial do evento, presidente do Conselho Estadual de Saúde abordou sobre a importância da realização de conferências e de ouvir os diversos segmentos da sociedade como usuários e trabalhadores do SUS, além dos prestadores de serviços e gestores do Sistema Único de Saúde de Lafaiete para avanço e melhoria da qualidade da saúde no município.
No dia 22, no auditório da Faculdade de Direito – FDCL, os conferencistas presentes se distribuíram em 4 grupos temáticos onde debateram e propuseram medidas e ações que serão incorporadas ao Plano Municipal de Saúde, além de propostas que serão enviadas ao Conselho Estadual de Saúde como demandas locais para serem debatidas na 4° Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde que acontecerá em Belo Horizonte no mês de agosto de 2024. Essas propostas também têm caráter de melhoria na qualidade e oferta de serviços de saúde para população local.
Na plenária do dia 22 foram eleitos também oito representantes de Conselheiro Lafaiete dos diversos segmentos, para participarem do 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, que será realizada em Belo Horizonte. Eles terão direito à voz e voto nas demandas estaduais.
Segundo os organizadores, os resultados das conferências foram enormes, promoveram aproximação dos serviços junto à população, trabalhadores, prestadores de serviços e do controle social, permitindo que o debate sobre a Gestão do Trabalho e Educação na Saúde pudesse expressar os anseios dos segmentos presentes e sobre a ótica de cada participante.
Desta Conferência sairá um relatório final que está em redação para composição do Plano Municipal de Saúde que tem vigência até dezembro de 2025.