Lafaiete recebe o Selo Prata de Boas Práticas rumo a Eliminação da Transmissão Vertical do HIV

O prefeito Mário Marcus recebeu em seu gabinete a visita da Responsável técnica do Centro de Promoção da Saúde e Referência Técnica IST/AIDS e Hepatites Virais, Ana Paula Belchior. Para a entrega do Certificado recebido em evento realizado 7/12, na Fiocruz, em Brasília, o município de Conselheiro Lafaiete foi representado pelo gerente de Vigilância Epidemiológica, Diogo Dias e pela coordenadora do Centro de Promoção da Saúde e Referência Técnica IST/AIDS Ana Paula Belchior, para a entrega do Selo Prata de Boas Práticas rumo a Eliminação da Transmissão Vertical do HIV em consonância com os critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).
A Certificação da Eliminação da Transmissão Vertical (TV) do HIV é uma estratégia do Ministério da Saúde (MS) para fortalecer a gestão e a rede de atenção do (SUS), Sistema Único de Saúde e da qualificação da vigilância epidemiológica e dos sistemas de informação, monitoramento e avaliação contínua das políticas públicas.
O Selo Prata de Boas Práticas foi confirmado após longo processo de avaliação realizado pelas Comissões Estadual e Nacional de Validação (CNV) e do Departamento de Doenças de Condições Crônicas (DCCI) do Ministério da Saúde. Os técnicos analisaram as iniciativas da Secretaria Municipal de Saúde no fortalecimento de ações de prevenção, diagnóstico, assistência e tratamento das gestantes e crianças.
Nessa etapa, apenas 45 municípios no Brasil alcançaram as metas dos indicadores propostos e avaliados pelo Ministério da Saúde e obtiveram a Certificação da Eliminação da Transmissão Vertical do HIV e/ou Sífilis ou receberam os Selos de Boas Práticas (Ouro, Prata e Bronze).
Esse é o resultado de um trabalho de anos, que vem sendo realizado por uma equipe de saúde comprometida com as diretrizes do nosso Sistema Único de Saúde (SUS).
O prefeito Mário Marcus recebeu o selo com alegria e considerou o ato como um reconhecimento das ações que estão sendo desenvolvidas pela administração municipal em busca de uma saúde de qualidade para a população de Lafaiete.