Lafaiete se mobiliza para enfrentamento ao Coronavírus

Diante dos últimos acontecimentos relacionados a Pandemia do COVID-19, o Prefeito Mário Marcus, na tarde desta terça-feira, 17/03, realizou reuniões com autoridades locais a fim de avaliar a situação e definir outras ações. Primeiramente, reuniu-se com o Juiz de Direito da Infância e da Juventude de Conselheiro Dr. José Aloisio Neves da Silva, em seguida esteve com todos os Secretários do Município e logo após reuniu-se com os Vereadores.
Tais encontros tiveram como objetivo avaliar ações preventivas, emergenciais e sobretudo garantir a saúde e a segurança de todos os cidadãos, além de demonstrar o alinhamento dos três poderes em prol da coletividade.
Para acompanhar as ações está sendo criado um Comitê Gestor com a participação de outros setores da sociedade para a elaboração de um plano de prevenção e contingência em saúde com o intuito de criar estratégias e ações a fim de deter o avanço da doença em nossa cidade.

Também ocorreu na manhã de hoje uma reunião entre a Secretaria Municipal de Saúde, Superintendência Regional de Saúde, instituições hospitalares do município e região, além de representantes do Micro Região (Entre Rios, Lamim, Congonhas, Ouro Branco).
Durante a reunião foi abordado o fluxo de atendimento hospitalar e atenção básica da Micro Região no enfrentamento ao Coronavírus.

PREVENÇÃO
– Lave as mãos com frequência, com água e sabão e higienize com álcool em gel 70%.
– Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos.
– Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas e fique em casa até melhorar os sintomas.
– Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Ao tocar, lave sempre as mãos com água e sabão.
– Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.
– Evite aglomerações e mantenha os ambientes ventilados.

As redes de emergência, como hospitais e prontos-socorros, devem ser evitadas para dar espaço apenas para os casos mais graves de saúde ou para as pessoas pertencentes aos grupos de risco, como idosos, portadores de doenças crônicas e pacientes em tratamento de quimioterapia.
Em 80% dos casos, os sintomas de coronavírus são leves, semelhantes a uma gripe. Nestes casos, as pessoas receberão a orientação de ficar em casa, com acompanhamento da Atenção Primária em Saúde (APS).
Telefones para orientações e informações 3769-2547 e 3763-9525.