Lafaiete vai receber recursos do ICMS Turístico

ICMS-Turistico_01Pelo segundo ano consecutivo Conselheiro Lafaiete vai receber recursos do ICMS Turístico. Fixando o somatório da nota da organização turística o município repetiu o feito do ano passado e obteve 10, que é a pontuação máxima dada pelo estado por meio da Superintendência de Políticas do Turismo do Estado de Minas Gerais (SETES).

O ICMS Turístico atua como motivador e catalisador de ações, visando estimular a implantação por parte dos municípios, de programas e projetos voltados para o desenvolvimento turístico sustentável, em especial os que se relacionam com as políticas para o turismo dos governos estadual e federal.

A inclusão do critério turismo na Lei Estadual nº 18.030/2009 é um ganho sem precedentes para o turismo lafaietense, que no ano de 2014 recebeu aproximadamente R$ 75.000,00 (setenta e cinco mil reais) que foram aplicados em várias ações como a realização da I Semana Municipal de Desenvolvimento Econômico que disponibilizou palestras e oficinas gratuitas para os participantes, além da realização da “Parada de Natal” e do Projeto “Lafaiete Iluminada”.

Outras ações também foram realizadas como a confecção da cartilha “Turismo na Escola” que foram distribuídas em escolas do município, no desenvolvimento do programa de sinalização rural com início na comunidade de São Gonçalo e que continuará este ano com a instalação de mais placas.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Alessandro Dalla Vedova afirmou que para 2015 são esperados recursos aproximados aos valores recebidos em 2014 para a realização de novos projetos, priorizando a continuidade daqueles  iniciados no ano passado. Segundo Dalla Vedova, o cálculo do valor a ser recebido pelos municípios tem como base o resultado da fórmula matemática e a arrecadação semanal do ICMS e do IPI no estado, o que impossibilita a definição antecipadamente do valor dos repasses a cada cidade.

A gerente de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Carine Amaral, frisou que o recebimento do ICMS Turístico é uma conquista para o município que mais uma vez terá o incentivo financeiro para trabalhar sua gestão turística.