
O trabalho do setor de Controle de Endemias da prefeitura e a colaboração da população estão dando resultado e Conselheiro Lafaiete continua mantendo ótimo índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue.
O resultado das ações pode ser confirmado com a divulgação nesta quarta-feira 29/10 do LIRA – Levantamento Rápido de Índice de Infestação do Aedes Aegypti , que foi realizado na cidade na última semana. O índice ficou em 0.1
Os focos positivos foram encontrados nos bairros Lima Dias, São Dimas e Fonte Grande.
De acordo com o Coordenador de Endemias o índice de 0.1%, abaixo inclusive dos outros levantamentos feitos este ano, em janeiro (0,2) e março (0.6). José Elias de Souza alerta que mesmo com o longo período de estiagem, sem chuvas a população não pode se descuidar e deve manter todos os cuidados já conhecidos, uma vez que há previsão de chuvas para o mês de novembro.
Chikungunya
José Elias de Souza informou ainda que a equipe de endemias trabalha no combate aos mosquitos que provocam a febre Chikungunya, uma doença parecida com a Dengue, causada pelo vírus CHIKV, da família Togaviridae. Seu modo de transmissão é pela picada do mosquito Aedes Aegypti infectado e pelo mosquito Aedes Albopictus.
Atualmente a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais investiga 17 casos suspeitos de febre Chikungunya no estado.