Macrorregião de saúde deverá ficar na Onda Vermelha do Plano Minas Consciente

Com o registro do aumento de casos de Covid-19 e da taxa de ocupação de leitos clínicos e de UTI na macrorregião de saúde, o município de Conselheiro Lafaiete também deverá entrar na Onda Vermelha do Plano Minas Consciente. Com isso poderá ocorrer a interrupção temporário de varias atividades comerciais, permanecendo em funcionamento apenas as essenciais. A decisão será tomada pelo Comitê Municipal de Enfrentamento Covid-19 após avaliação da situação epidemiológica e por recomendação da macrorregião de saúde em reuniões realizadas na quinta-feira, 07/01 e nesta sexta-feira, 08/01.
De acordo com o Prefeito Mário Marcus a intenção neste momento não é punir o comércio, muito menos culpá-lo pelo aumento da incidência da doença, mas diminuir o número de pessoas circulando pelas ruas com o objetivo de conter a disseminação do vírus. “Na última semana a recomendação da macrorregião já era para a onda vermelha, o que aconteceu com algumas cidades vizinhas. Porém, Lafaiete ainda tinha sinalização de estar na Onda Amarela e depois de análise feita com muita com responsabilidade, conversando com órgãos de saúde do munícipio e do Estado, formamos um grupo de trabalho com representantes da Secretaria Municipal de Saúde e da Superintendência Regional de Saúde para mantermos o monitoramento da situação, o que nos permitiu permanecermos como estávamos. Naquela ocasião não tínhamos ainda uma ocupação de leitos alta, o que nos dava certa segurança, assim conseguimos segurar Lafaiete na Onda Amarela, Decreto que vai até o próximo sábado, 09/01”.
Apesar de Lafaiete ainda ter os melhores índices e a melhor estrutura da região, o aumento de pessoas contaminadas e da taxa de ocupação dos leitos gerou a preocupação de um possível colapso na rede de saúde e isso levou o Comitê de Enfrentamento a propor uma atitude mais severa. Desta forma, por prudência a decisão deverá seguir a macro e regredir para a Onda Vermelha do Plano Minas Consciente.
Ainda de acordo com o Prefeito Mário Marcus a expectativa é que, caso haja a interrupção, seja apenas por um curto período e para isso conta com a colaboração das pessoas para que a situação se normalize e o comercio possa ser reaberto o mais rapidamente possível. “Não podemos neste momento deixar de tomar uma atitude responsável em relação a esta situação. Estamos vendo hoje os reflexos das festividades de final de ano, com registro de famílias inteiras contaminadas, por isso não podemos correr o risco de perder o controle que sempre tivemos aqui em Lafaiete”, concluiu.
A administração municipal recomenda que as pessoas redobrem os cuidados. Alerta que a colaboração de todos é de fundamental importância neste enfrentamento, principalmente evitando aglomerações e seguindo todos os protocolos sanitários, como uso de máscara e higienização das mãos.