Mais um bem histórico recuperado, prefeitura reabre Centro Cultural Maria Andrade de Resende

1455
0

A memória, a história e o patrimônio estão sendo resgatados no município de Conselheiro Lafaiete. E mais um bem foi reaberto ao público na noite desta terça-feira, 25/09, o Centro Cultural Maria Andrade de Resende. O prédio erguido em 1883, por ordem de Dom Pedro II abriga atualmente o Museu Ferroviário no qual há uma Maria Fumaça, uma de suas principais atrações; conta ainda com uma biblioteca com destaque para o arquivo público, o memorial do Conselheiro Lafayette Rodrigues Pereira e espaço multimeios destinado à realização de eventos culturais, artísticos e históricos. No espaço multimeios estão expostas obras de artes de artistas plásticos lafaietenses em alusão às 228 primaveras de Conselheiro Lafaiete comemoradas neste mês de setembro.
O patrimônio cultural foi recuperado pela MRS Logística por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta do Ministério Público, sendo que a MRS realizou a recuperação e reforma do prédio que pertenceu à Ferrovia Pedro II, depois Central do Brasil e à extinta RFFSA, atualmente sob concessão da MRS Logística.
Na solenidade de abertura estavam presentes o Prefeito Mário Marcus, o Promotor de Justiça e Curador do Patrimônio Dr. Glauco Peregrino, Sr. Luciano Meireles da MRS, a superintendente do IPHAN Dra. Célia Corsino, o Secretário de Cultura Geraldo Lafayette, o ex-prefeito Vicente de faria Paiva, Dr. Agostinho de Resende Campos representando os familiares de Dona Maria Andrade Resende e o engenheiro Heraldo Laranjo responsável pela obra.
Em todos os pronunciamentos foram destacados a relevância da recuperação de bens culturais. Dra. Célia Corsino ressaltou que estas recuperações não são para o passado, mas para o futuro, para que as próximas gerações conheçam sua história e disse ainda que Lafaiete poderá abrigar um patrimônio nacional. Para Dr. Glauco Peregrino a união que existe entre o poder público e a iniciativa privada tem contribuído para que nosso patrimônio seja recuperado.
Ao se pronunciar o Secretário de Cultura Geraldo Lafayette agradeceu pela oportunidade de poder contribuir com a história de Conselheiro Lafaiete e ressaltou a gratidão aos funcionários da Secretaria de Cultura que se dedicaram com muito esforço para que o centro cultural pudesse ser reaberto.
Convidado para participar do momento o ex-prefeito de Conselheiro Lafaiete Vicente de Faria Paiva se emocionou ao descerrar a placa com a memória da inauguração do Centro Cultural no ano 2000, durante sua gestão.
O prefeito Mário Marcus também não escondeu sua emoção ao entregar mais um bem recuperado à população. Ele fez seus agradecimentos ao Ministério Público pelo cuidado com nosso patrimônio e à MRS Logística pelo financiamento da obra e destacou as diversas ações que já foram implementadas em prol da preservação de nosso patrimônio histórico e cultural.
Recuperar o patrimônio é importante, pois despertam o interesse pela história, estimulam a procura por nossas raízes, são a materialização da cultura de nossa cidade, além de trazer em suas características arquitetônicas a história das pessoas e costumes dos antepassados. Portanto, a reabertura do Centro Cultural representa mais uma ação da prefeitura para a preservação do nosso patrimônio histórico. Outros bens históricos já foram recuperados, como o Teatro Municipal reaberto neste ano; a recuperação do Coreto da Praça Tiradentes, reforma da Casa do Artesanato em fase de conclusão, limpeza do monumento ao Cristo Redentor e intervenções na casa da Remonta. E ainda este ano serão iniciadas as obras de recuperação da Casa de Cultura e da Fonte Luminosa.

Previous article228 anos de Conselheiro Lafaiete
Next articleApós mais de seis anos de paralização prefeitura reabre a Rua Alfredo Elias Mafuz

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here