Mais um patrimônio será recuperado, a Casa de Cultura Gabriela Mendonça

Iniciou nesta semana a obra de restauro da Casa de Cultura Gabriela Mendonça, um importante patrimônio histórico do município. A antiga edificação passará por uma completa restauração e modernização das instalações hidráulicas, elétricas e de combate de incêndio.

Os trabalhos para o restauro tiveram inicio no dia 01/03 e a previsão é de que até início de março de 2022 sejam concluídos. O recurso em torno de R$ 2 mi é oriundo de TAC firmado entre o Ministério Público e a Copasa, sendo que a obra contempla reforma estrutural arquitetônica com a preservação das características originais, respeitando o bem histórico e cultural que brevemente voltará a ser utilizado pela população.

Para o Prefeito Mário Marcus preservar a história e a cultura de nossa cidade tem um valor que não se pode mensurar. “É mais uma importante conquista para a cultura local, mais um patrimônio histórico recuperado, uma forma de manter viva parte de nossa história, de nossa cultura, arquitetura e nossa tradição cultural”, ressaltou.

O projeto arquitetônico foi elaborado pela Empresa Taipa Arquitetura e a obra será executada pela Empresa Minas Construções e Restaurações, ambas vencedoras de processos licitatórios em suas áreas de atuação.

Outros patrimônios já foram recuperados e entregues à população como o Centro Cultural Maria Andrade de Resende que abriga o Museu Ferroviário, a Casa do Artesanato, o Teatro Municipal, o Coreto da Praça Tiradentes, dentre outros que estão em projeto de restauro como a Fonte Luminosa da Praça Tiradentes.