Manejo e Gestão da Arborização Urbana

945
0

A manutenção das árvores urbanas vem sendo realizada constantemente no município de Conselheiro Lafaiete, e uma das intervenções, é a limpeza para retirada de um hemiparasita conhecido “Erva de Passarinho”.
Os pássaros são os principais disseminadores para germinação da maioria destes hemiparasitas, pois eles alimentam dos frutos e liberam as sementes pela regurgitação ou defecação que aderem nas plantas hospedeiras.
A manutenção constante se faz necessária, pois, as ervas de passarinho fixam nos galhos dos arbustos e das árvores, onde se desenvolvem ocupando a copa parcialmente ou totalmente, retirando água e sais minerais.
Em casos extremos, quando a infestação por erva de passarinho está muito avançada, ocupando a totalidade da copa, é necessário realizar uma intervenção mais invasiva, com podas mais drásticas, na tentativa de melhorar o estado fitossanitário das árvores, favorecendo o restabelecimento. O recomendado é que seja realizada manutenção constantemente, evitando o avanço destes parasitas em árvores urbanas.
Na quinta feira, 19/08, já foi iniciada a limpeza nas árvores da Praça São Sebastião que apresentam infestação por “ervas de passarinho”.