Mapa mostra incidência de Dengue por bairros em Lafaiete

A Prefeitura tem intensificado diariamente suas ações por meio dos departamentos de Controle de Endemias, Vigilância Epidemiológica e Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, visando conscientizar a comunidade sobre a importância de combater o mosquito Aedes Aegypti.

CLIQUE PARA ABRIR EM UMA NOVA GUIA

Até o momento, de acordo com os dados levantados pela Secretaria de Saúde, os bairros com maior incidência de notificações em 2024 foram: São João, Santa Matilde, Cidade Satélite, Santa Efigênia, São Sebastião, São Dimas, Rochedo e Cachoeira.
Outra medida implantada pelo setor de é a utilização do carro do UBV pesado, mais conhecido como “fumacê” que tem sua rota divulgada todos os dias.
A Secretaria de Obras, está realizando inúmeras fiscalizações em lotes, sendo notificados cerca de 50 lotes por dia. Multou mais de 800 proprietários de lotes vagos ano passado e mais de 1 mil notificações foram realizadas só em 2024.
Para denúncia de lotes vagos 9-9239-5538
Para denúncia de focos de dengue 9-9239-3835.
A Secretaria de Saúde, capacitou suas equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESFs) dos postos de saúde dos bairros, para oferecer os primeiros atendimentos, sendo a porta de entrada para o serviço de saúde. Foram criadas três unidades sentinelas instaladas nas Unidades Básicas de Saúde dos Bairros Cachoeira, Belavinha e no Posto de Saúde São João 1, ao lado do posto de coleta de sangue. Agentes de Saúde vem tratando as fontes públicas contra a dengue em praças públicas de Lafaiete. Houve ainda a contratação de 80 profissionais de saúde, entre médicos, Plantonistas, Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem e Auxiliares Administrativos.