Assim como ocorreu em mais de 110 municípios do Brasil, o Ministério da Educação (MEC) suspendeu os recursos destinados ás atividades do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), em cinco cidades da região, inclusive Conselheiro Lafaiete. Nesta semana o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), que coordena o Pronatec na região comunicou o ocorrido à Secretaria Municipal de Educação (Semed), de Lafaiete.
Em nota o IFMG informa que além do estorno do recurso o MEC não se posicionou quanto à liberação de recursos financeiros necessários para continuidade das turmas que iniciariam as atividades neste mês.
A Semed já havia preparado para o dia 21/10 o início dos cursos de mecânica, eletrotécnica, eletrônica, segurança do trabalho, logística e agropecuária, disponibilizando toda estrutura exigida pelo MEC. Diante da medida, tais cursos ficam suspensos até que se tenha uma posição oficial do Ministério da Educação.
Nesta terça-feira 22/10 o prefeito Ivar de Almeida Cerqueira Neto enviou ofício à Presidência da República repudiando a atitude do MEC. No documento enviado também para vários deputados federais Dr. Ivar classificou o Pronatec como “relevante instrumento de educação e formação” e destaca o amplo apoio do município para alcançar este benefício. O prefeito também destacou em alguns cursos já iniciados pelo Pronatec Fic , que têm sua eficiência por falta de material, que é responsabilidade do MEC. Em agosto deste ano foram iniciados em Lafaiete os cursos de inglês básico, auxiliar de conservação de acervos, maquiador cênico e programador de sistemas, do Pronatec Fic.
O secretário municipal de Educação, Darci Tavares afirmou que o município vai cobrar do Governo Federal a liberação do recurso para que os cursos possam ser iniciados já que o município cumpriu todas as exigências para o funcionamento do Pronatec.
Segundo o IFMG na região o MEC estornou recurso do Pronatec nas cidades de Conselheiro Lafaiete, Carandaí, Capela Nova, Ouro Branco e Piranga.
Segundo o instituto, tal medida afeta cerca de 20 mil alunos em todo o país.