Museu Ferroviário recebe exposição “Encontros e Despedidas”

188
0

Foi aberta na manhã do último sábado, 22/10, a exposição “Encontros e Despedidas”, no Museu Ferroviário, em Lafaiete. A exposição é fruto de uma série de oficinas de pintura, ministradas pelo artista visual lafaietense Hélcio Queiroz. Guiados por ele, os participantes visitavam as exposições de Arte naïfs e eram convidados a observar temas, formatos, composições, estilos e cores. Em seguida, cada um escolhia seu tema e iniciava o processo de criação. Os quadros produzidos pelos participantes das oficinas retratam casas da infância, capelas, trens, natureza, animais e figuras humanas, além de festas, religiões, símbolos e abstrações, revelando gostos, desejos, memórias, saudades, sentimentos. O projeto estimulou artistas e não artistas para a prática da pintura e, a nova exposição, dá visibilidade, indiscriminadamente, a todas as obras produzidas durante as oficinas, bem como aos respectivos autores.
O projeto teve início em fevereiro e foi desenvolvido  até setembro de 2023.  Conselheiro Lafaiete recebeu as exposições “A ferro e fogo”, “Entre o céu e a terra” e “Sofrência”. Elas faziam parte do projeto Arte nas Estações, cujo programa educativo ainda promoveu visitas, formação com educadores, oficinas e uma programação cultural repleta de atividades gratuitas, para pessoas de todas as idades. E agora se encerra com a exposição “Encontros e Despedidas”, com  produções de artistas de nossa cidade. Cerca de 10.000 visitantes passaram pelo espaço durante este período.
Durante a abertura houve a participação do Coral Madrigal Roda Viva, que está realizando o XX Encanta Lafaiete e comemora, neste ano, os 25 anos de existência do coral.
Para o Secretário de Cultura Geraldo Lafayette, o projeto Arte nas Estações foi a redenção da Estação Ferroviária que recém inaugurada, enfrentou o período de pandemia sem muitas visitações. Além de levar pessoas ao museu, o projeto deu vida, cor e estímulo ao Lafaietense, para que novos artistas pudessem ali se inspirar e ganhar novo fôlego para recomeçarem.
A exposição “Encontros e Despedidas”, pode ser visitada de quinta a domingo, das 9 às 17 horas, no Museu Ferroviário de Conselheiro Lafaiete, até dia 17 de dezembro. A entrada é gratuita.