Museu terá programação especial no mês de maio

Graphic1-web

Na semana em que se comemora o Dia Internacional dos Museus (18 de maio), o Museu e Arquivo Antônio Perdigão realizará atividades especiais para o público da cidade. Dentre as atrações estão a “Semana dos Museus” e a inauguração do “Memorial do Expedicionário Lafaietense”. A abertura oficial dos eventos acontecerá no dia 16 de maio (segunda-feira), às 17 horas, no saguão principal do museu.

Anualmente, o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) promove a Semana dos Museus, temporada cultural em comemoração ao Dia Internacional de Museus. O evento já está na sua 14ª edição, que conta com 1.236 museus de todo o país, oferecendo ao público 3.700 atividades especiais como visitas, palestras, oficinas, exibição de filmes, dentre outras atividades.

A temática desta edição, “Museus e Paisagens Culturais”, simboliza um convite para que o território seja compreendido ou ressignificado como espaço cultural das comunidades. Sendo assim, o Museu e Arquivo Antônio Perdigão realizará uma exposição fotográfica digital com imagens históricas de Conselheiro Lafaiete, com o intuito de despertar no visitante a reflexão sobre como a paisagem cultural da antiga Queluz se remodelou ao longo do processo histórico. Também haverá a exposição digital “Da Janela Para o Mundo”, um conjunto de fotografias tiradas a partir de uma janela, na perspectiva de brasileiros que vivem em diversas partes do mundo, sob a curadoria de Celina Lage & Jade Liz.

Memorial do Expedicionário Lafaietense

O Memorial do Expedicionário Lafaietense será inaugurado na Semana de Museus. O Museu e Arquivo Antônio Perdigão disponibilizará uma sala dedicada aos lafaietenses que lutaram no território italiano durante a 2ª Guerra Mundial.

O museu recebeu o apoio da Associação dos Ex-Combatentes do Brasil (Seção de Conselheiro Lafaiete) com a doação de seu acervo, que será incorporado ao acervo já existente na instituição. Dentre os itens doados constam certificados, honrarias de guerra, móveis e arquivos históricos que datam desde o início de sua fundação. A composição do memorial também conta com o apoio de familiares dos ex-combatentes, do Tiro de Guerra e do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural (COMPHIC).

Evento: 14ª Semana dos Museus & Inauguração do Memorial do Expedicionário
Local: Museu e Arquivo Antônio Perdigão – Praça Tiradentes, 19, Centro, Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais.
Data: 16 de maio de 2016