O programa de incentivo à produção e divulgação da música mineira, o Música Minas chega à Conselheiro Lafaiete esta semana. Realizado pela Secretaria de Estado de Cultura tem o objetivo de divulgar os editais do programa, além de capacitar e estimular agentes culturais a se beneficiarem das oportunidades oferecidas por eles.
Nesta quarta-feira, 06/11, às 19h30min, Gabriel Murilo Resende, gestor estadual das ações de interiorização do Programa Música Minas e Carlos Augusto de Farias, músico e produtor auxiliar das ações do Fórum da Música de Minas, participarão de uma reunião com músicos, produtores, técnicos, gestores públicos ou privados e outros agentes da cadeia criativa e produtiva de Conselheiro Lafaiete. O encontro será no auditório da Secretaria Municipal de Educação, que fica na Praça Barão de Queluz, 11.
Ações de Interiorização
Reconhecido por potencializar a divulgação e circulação da música produzida no estado, o Programa Música Minas tem atuado também no sentido de compreender cada vez mais as necessidades, demandas e anseios dos diversos agentes da música em todo o território mineiro.
Além de colher informações valiosas para o planejamento do Música Minas, as Ações de Interiorização apresentam de forma detalhada as oportunidades e possibilidades geradas pelo Programa aos profissionais da cadeia criativa e produtiva da música, por meio de palestras e painéis demonstrativos.
O Programa
Desde o seu lançamento, em 2009, o MÚSICA MINAS beneficiou cerca de 1.236 artistas, por meio de propostas selecionadas pelos seus editais. A iniciativa levou artistas mineiros para importantes festivais, cursos e eventos em diferentes partes do mundo, além de ter realizado ações de representação em feiras internacionais de música como: WOMEX (Copenhague/Dinamarca), BAFIM (Buenos Aires/Argentina), CMJ Music Marathon (Nova York/EUA), CMW – Canadian Music Week (Toronto/Canadá), Mercado da Música Viva De Vic (Espanha), Culturgal – Feiras das Indústrias Culturais da Galícia (Pontevedra/Espanha), dentre outras.