Mutirões e trabalhos intensificados são armas contra a dengue em Lafaiete

474
equipe de mutirão
Equipe de mutirão

Terminou a primeira etapa dos mutirões contra o Aedes aegypti realizados pelos Centros Regionais de Saúde de Lafaiete (CRS), em bairros onde não há cobertura de PSF (Programa de Saúde da Família).

Os eventos alcançaram os objetivos, segundo a coordenadora dos CRS Aléssia Fernandes. As comunidades foram orientadas sobre as medidas de prevenção, erradicação dos criadouros do mosquito, diferenciação das três doenças que o mosquito transmite (dengue, chikungunya e zika) e dos sinais e sintomas, além da sensibilização e conscientização de que o problema é de saúde pública.

lixo recolhido
Lixo recolhido

Os mutirões contaram com a participação das equipes de endemias, Secretaria de Obras e da Polícia Militar. “A comunidade participou retirando lixos, entulhos e pneus velhos de dentro das residências, que foram recolhidos. As casas que estavam fechadas e que são potenciais de risco, assim como lotes vagos com entulhos e lixos foram notificados. A ação foi muito positiva”, avaliou Aléssia Fernandes.

Os bairros atendidos pelos mutirões dos Centros Regionais de Saúde foram: Bom Pastor, Santo Agostinho, Jardim Cachoeira, Novo Horizonte e Parque das Acácias.

mutirão 01
Mutirão

Bairros prioritários

Desde a semana passada a prefeitura de Lafaiete está fazendo um trabalho intensificado de combate a focos do mosquito Aedes Aegypti nos bairros onde as notificações apontam maior número de casos prováveis de dengue em Lafaiete. Toda a equipe de agentes de combate a endemias está atuando em conjunto com o objetivo de vistoriar 100% dos imóveis existentes nestes locais. 

Na última semana o trabalho foi feito na Santa Matilde e Paulo VI. Até esta terça-feira dia 12 é a vez do Sion e São João. E de 13 a 15 o mutirão será nos bairros Centro e São Sebastião. A estimativa é que neste período sejam vistoriados  17.732 imóveis.