A substituição de uma bomba no poço artesiano na localidade de São Gonçalo do Brandão, em Lafaiete, vai garantir o abastecimento de água de forma regular naquela comunidade. A antiga queimou no último dia 03/05 e teve de ser substituída por outro equipamento do modelo 8 CV monofásica 220/440V, que gera em média 16 metros cúbicos de água por hora.
Além da bomba também foram trocados a fiação elétrica, o painel de comando e toda a tubulação, com a colocação de tubos galvanizados já que os antigos canos estavam enferrujados e impróprios para uso.
De acordo com Nilo José de Resende proprietário da empresa que prestou o serviço de instalação da nova bomba, desde que o antigo equipamento parou de funcionar houve a tentativa de resolver o problema. Apesar de ter sido feita a manutenção o equipamento não funcionou regularmente e queimou. Para solucionar o problema de forma definitiva, a prefeitura fez a compra do novo equipamento. “É uma bomba cara, difícil de ser encontrada na região e veio do Rio Grande do Sul. É um serviço difícil de ser executado por uma prefeitura, haja vista que foram utilizados um caminhão muque e pessoas que foram treinadas na empresa fabricante da bomba para realizar este tipo de serviço com segurança e qualidade”, frisou Nilo José.
Durante o período entre a queima do antigo equipamento e instalação do novo, a administração municipal fez o fornecimento de água por meio de caminhão pipa. “Sabemos que é terrível ficar sem água em casa. Lamentamos que os moradores de São Gonçalo tiveram que passar por isso nos últimos dias. Mas, o equipamento antigo estava sucateado há alguns anos, apresentava defeitos constantemente e não atendia mais as necessidades daquelas pessoas. Nossa preocupação foi sanar o problema com a compra da nova bomba, o que exigiu um pequeno prazo para a entrega. Mas enquanto o equipamento estava sendo transportado do Rio Grande dos Sul para Lafaiete, tivemos a preocupação de não deixar os oradores de São Gonçalo desassistidos”, afirmou o prefeito Dr. Ivar.














