Durante entrevista coletiva na sede da prefeitura nesta terça-feira 17/12 o prefeito de Conselheiro Lafaiete, Ivar de Almeida Cerqueira Neto (PSB) acompanhado do vice-prefeito Darci Tavares, secretário de Desenvolvimento Econômico, Alessandro Dalla Vedova e do chefe de Gabinete, Adriano Gomes Beato, recebeu um grupo de empresários que confirmou a disposição de construir um shopping center no município. O anúncio foi feito uma semana após a desistência de outros empreendedores que pretendiam construir empreendimento semelhante em terreno permutado com o município de Conselheiro Lafaiete após doação pela COHAB (Companhia de Habitação de Minas Gerais).
O grupo “M Inteligência Imobiliária” anunciou o investimento de R$ 100 milhões na construção no shopping em uma área de 60 mil metros quadrados, com 25 mil metros quadrados de Área Bruta Locável (ABL) ao lado da Tetramir, às margens da BR 040, próximo ao local onde está em construção o estádio municipal. Segundo os investidores, será feita uma pesquisa de mercado para identificar a demanda do município com relação ao seguimento de lojas, lazer e prestação de serviços a serem instados no futuro shopping. Mas, adiantaram que haverá cinema, praça de alimentação e a construção será em dois pavimentos, com acesso via escada rolante. O projeto incluirá a construção de um trevo de acesso ao local que beneficiará também o deslocamento até o estádio municipal.
Um diferencial de Conselheiro Lafaiete segundo os empreendedores é a localização já que o shopping ficará as margens da BR 040 e servirá como ponto de parada para quem transita pela estrada, podendo usufruir de vários serviços. Segundo o diretor executivo do grupo, Bruno Spíndola, a decisão final de instalar o shopping se deu após o desfecho da audiência na semana passada. O diretor afirmou que a escolha do município se deu pelo que apresentou a pesquisa feita pelo IBOPE que apontou Conselheiro Lafaiete como a segunda melhor cidade do país para a implantação de um shopping center, ficando atrás apenas de Araruama (RJ).
O presidente do Grupo M, Marcos Valadares, frisou que o shopping será construído em uma área privada, sem nenhum impedimento o que facilitará o andamento no processo de execução do projeto de construção do empreendimento.
O prefeito manifestou o apoio da administração municipal ao empreendimento e classificou o anúncio da construção do shopping como uma conquista para Lafaiete. Segundo Dr. Ivar outros três grupos de empreendedores também manifestaram o interesse em construir um shopping no município, porém tudo dependia do desfecho da audiência envolvendo COHAB, prefeitura e o grupo que acabou desistindo do empreendimento. “É página virada. Agora é outro grupo que trabalha dentro de uma iniciativa privada, mas que terá a prefeitura de braços abertos tudo pautado na lei, na ética e na transparência. Vamos entregar a sociedade aquilo que queremos que é o desenvolvimento, a geração de empregos e renda”, frisou o prefeito.
O início da construção se daria após a aprovação de todo o projeto, o que os empreendedores estimam em aproximadamente oito meses, tendo um prazo de obras de 18 meses para a execução das obras com expectativa de inauguração em dezembro de 2015. Marcos Valadares destacou a maneira como foram recebidos pela administração municipal. “Quando a gente depara com o apoio e a segurança de honestidade pra gente é um grande pulo. É coisa rara esta postura. Igual está sendo feito aqui é o sonho de todo empreendedor. Isso pra gente é muito confortável e aumenta o nosso compromisso e o elo com todos que serão beneficiados com este empreendimento”, frisou o presidente.
O Grupo M conta com investidores que atuam em vários seguimentos como empreendimentos imobiliários e tem experiências no desenvolvimento de shoppings em Contagem, Santa Luzia, Ribeirão das Neves.
Paralelo ao empreendimento de Conselheiro Lafaiete o grupo também trabalha na construção de shopping em São Paulo e na região nordeste do Brasil.
Além dos empreendedores também participaram da reunião João Vitor Fernandes Filho (Tetramir) e Márcio Resende (Habitar Empreendimentos Imobiliários).