Em comemoração ao mês da Consciência Negra, as secretarias de Desenvolvimento Social, Cultura e Esporte juntamente com o Conselho Municipal de Igualdade Racial, realizaram na última sexta-feira, 14/11 uma oficina de tambor mineiro com o cantor e compositor, Maurício Tizumba. A oficina voltada para as pessoas atendidas pelos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) aconteceu durante o dia.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
À noite na praça Tiradentes, Maurício Tizumba fez uma apresentação com um repertório que faz referência ao congado voltado à sensibilizar o público sobre a importância da cultura afro. Ao som de tambores tocados por 11 mulheres o show terminou com um cortejo no meio do público. “Estou muito feliz em fazer este trabalho em Lafaiete que é uma cidade muito forte na cultura negra e principalmente no congado”, disse Tizumba.
20 de novembro – Dia Nacional da Consciência Negra é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, um dos maiores símbolos dessa luta.
Pensando nisso, o Conselho Municipal Pela Promoção da Igualdade Racial, com o apoio das Secretarias de Cultura, Desenvolvimento Social, Esporte e Educação vai apresentar no dia 20, uma sessão de cinema comentado com a exibição de dois curtas nacionais para um debate educativo sobre as várias formas de preconceito. Outros temas serão debatidos como a inserção do negro no mercado de trabalho e as cotas raciais. O evento é aberto ao público e será realizado no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), de 19h às 21h.


















