Orquestra Ouro Preto faz concerto gratuito em Conselheiro Lafaiete

630
0

Orquestra Ouro Preto, regida pelo Maestro Rodrigo Toffolo, realiza apresentação gratuita, no dia 19 de Setembro, sexta-feira, às 20h, na Igreja de São Sebastião, em Conselheiro Lafaiete. A série de concertos é patrocinada pela Gerdau, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, integrando o projeto Concertos Didáticos, que tem por objetivo apresentar ao público o envolvente universo da música clássica.  

Em 14 anos de história, a Orquestra Ouro Preto reúne projetos de grande relevância como o espetáculo Valencianas, ao lado do cantor e compositor pernambucano Alceu Valença, que valoriza a música autoral e é regado à brasilidade. Tendo Alceu como solista no vocal, a Orquestra lançou, recentemente, o CD e DVD Valencianas, pela DECK Music. O álbum é o mais vendido no ITunes, na categoria MPB.

O público das cidades terão a oportunidade de conferir algumas das linhas de atuação que estruturam o trabalho da Orquestra Ouro Preto, como o ineditismo e o experimental, através do diálogo entre a música popular e erudita; e a latinidade, como fonte de identidade e referência, tendo como ênfase a música brasileira; tudo isso de forma didática e interativa, com participação efetiva do público.

No repertório dos concertos, obras presentes na memória coletiva como “Dobrado Dois Corações” – peça executada pelas tradicionais bandas militares e mineiras (autoria de Pedro Salgado) e “A Máquina de Escrever” de Leroy Anderson, obra original e inusitada em que se utiliza uma máquina de escrever como instrumento musical, envolvendo o público e remetendo ao cinema, onde foi interpretada pelo comediante Jerry Lewis, na célebre cena do filme  “Errado pra Cachorro” (Who’s Minding The Story?) 

O repertório conta ainda com “Vassourinhas” e “Aquarela do Brasil”, marcos na música popular brasileira, além do negro spitirual“Amazing Grace”. Encerrando, o grupo apresenta a paisagem sonora de Buenos Aires com os tangos “El Choclo”, “Libertango” eLa Cumparsita – um dos tangos mais tocados no mundo – as três últimas com a participação especial do bandoneonista e compositor argentino Rufo Herrera.

Informações pelo site www.orquestraouropreto.com.br.

Orquestra-Ouro-Preto_Aniversario-Conselheiro-Lafaiete