Outubro Rosa: Secretaria de Saúde disponibiliza exames de mamografia

744
0

Neste mês acontece a campanha “Outubro Rosa”, um movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama. Criado no início da década de 1990, o período é celebrado no Brasil e no exterior com o objetivo de divulgar informações sobre o câncer de mama e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença.
O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo. Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres.
O principal sintoma é o nódulo na mama, mais conhecido como caroço pela população, estando presente em 90% dos casos, outras manifestações também podem surgir como mudança na pele , semelhante a uma casca de laranja, alterações no bico do peito, caroço nas axilas, e saída de liquido pelos mamilos. A doença também pode surgir em homens com menor número de casos, em torno de 1% do total.
De acordo com a Enfermeira Natália Fernandes da Unidade de Saúde da Família de Conselheiro Lafaiete, a mulher deve observar suas mamas sempre que possível durante sua rotina diária por exemplo, durante o banho, ao trocar de roupas e se identificar algo diferente e surgirem dúvidas devem procurar apoio de um profissional de saúde. Além disso, é de fundamental importância que as mulheres entre 50 a 69 anos façam a mamografia de Rastreamento, a cada dois anos, mesmo não apresentando sinais e sintomas nas mamas. Essas medidas favorecem o melhor prognóstico da doença, com tratamento mais efetivo e menor morbidade associada. Natália informou que a rede de saúde de Lafaiete está estruturada para receber as mulheres, em especial, nesta campanha do Outubro Rosa. A mulher que desejar realizar sua mamografia poderá procurar o posto de saúde mais próximo da sua residência para receber o atendimento das equipes de saúde da família, não necessitando entrar em nenhuma fila para a marcação do exame.
Segundo a enfermeira o pedido é prontamente entregue à paciente após avaliação profissional, e a própria paciente faz o agendamento em uma das clínicas conveniadas do município, à sua escolha. Ela ressalta a importância do retorno ao serviço de saúde após o resultado da mamografia para que seja avaliado pelo profissional e repassadas as orientações. Caso seja detectada alguma alteração no exame, é feito o direcionamento imediato para a continuidade da assistência na rede do município para cadastramento e agendamento, a fim de dar sequência ao tratamento necessário. E a mulher seguirá com o apoio contínuo da equipe de saúde da família da área de abrangência durante todo o processo. “pedimos a todas as mulheres que não tenham medo de procurar ajuda nos serviços de saúde e realizar a mamografia” comenta.
Ações voltadas para a campanha do Outubro rosa estão sendo realizadas pelas equipes de saúde da família do município, como palestras, encontros, orientações de detecção precoce do câncer de mamas, cuidados com as mamas, após avaliação profissional liberação de pedido de mamografia e conscientização das mulheres para a doença.