Plano Municipal de Saneamento Básico

Encontro_Municipios_Plano-Municipal-de-Saneamento-Basico_01Aconteceu na última sexta-feira, 10/07, no auditório da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), em Conselheiro Lafaiete encontro dos 17 municípios contemplados pelo Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). Conselheiro Lafaiete é uma das cidades contempladas com o Plano desenvolvido pelo Cibapar (Consórcio Intermunicipal da Bacia Hidrográfica do Rio Paraopeba).

O PMSB está sendo executado desde março pela empresa Projeta Engenharia com financiamento do Ministério Público do Estado de Minas Gerais e deverá ser entregue até dezembro e atualizado a cada quatro anos.

Para o prefeito de Conselheiro Lafaiete e vice-presidente do Cibapar, Ivar de Almeida Cerqueira Neto, a parceria do Ministério Público com o financiamento do Plano de Saneamento Básico é de extrema importância para os municípios contemplados. Segundo o prefeito sem esta parceria seria quase impossível viabilizar o projeto, tendo em vista que os municípios passam por grandes dificuldades financeiras. Dr. Ivar ressaltou também que o sistema efetivo de saneamento básico representa melhores índices de saúde para a população.

Encontro_Municipios_Plano-Municipal-de-Saneamento-Basico_02Para o presidente do Cibapar e vice-prefeito de Brumadinho, Breno Carone, o saneamento básico está sendo um tema de muitas discussões devido à crise hídrica que afeta todo o país. Segundo ele, é preciso estruturar um sistema que possa reaproveitar e planejar o uso da água pela população de maneira mais consciente.

Durante o encontro foi assinado um acordo de cooperação técnica entre os municípios e o Plano Municipal de Saneamento Básico.

Além dos representantes dos municípios também participaram do evento representes da Arsae (Agencia Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais) e da Funasa (Fundação Nacional de Saúde).

Encontro_Municipios_Plano-Municipal-de-Saneamento-Basico_03Serão contemplados pelo PMSB os municípios de Conselheiro Lafaiete, Bonfim, Brumadinho, Congonhas, Cristiano Otoni, Florestal, Igarapé, Jeceaba, Maravilhas, Mateus Leme, Pequi, Queluzito, São Brás do Suaçuí, São José da Varginha e Sarzedo. Posteriormente serão incluídas as cidades de Mário Campos e Rio Manso.