Plano municipal decenal define ações para a infância e adolescência

Plano_Municipal_Decenal_Infancia_Adolescencia_01A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social realizou na última segunda-feira, 03/11, na Câmara Municipal de Conselheiro Lafaiete  Audiência Pública para apresentar o Plano Municipal Decenal para Infância e Adolescência. O encontro reuniu conselheiros municipais, representantes de entidades e da comunidade.

De acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Zilda Helena dos Santos Vieira o Plano Municipal tem o objetivo de consolidar as políticas públicas voltadas à criança e ao adolescente no município nas mais diversas áreas como educação, saúde, desenvolvimento social, proteção e defesa do direito da criança, dentre outros.  Segundo ela, o plano é um documento que define as ações e metas a serem desenvolvidas nos próximos dez anos. Zilda Helena também destacou o apoio do prefeito, Ivar de Almeida Cerqueira Neto para que possa desenvolver as políticas públicas voltadas para a criança e o adolescente visando a identificação dos problemas e a proposta de soluções.

Plano_Municipal_Decenal_Infancia_Adolescencia_02Para a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), Magna Cupertino Carvalho o plano é um instrumento que possibilita a garantia dos direitos do público alvo. Segundo ela, embora o documento vise o desenvolvimento de ações para a criança e o adolescente, as atividades também envolvem a sociedade como um todo. “A participação da sociedade é importante para fazer valer as ações que serão desenvolvidas e os resultados que serão alcançados”, frisou a presidente.

Também participaram da Audiência Pública os vereadores, Gildo Dutra Pinto, Pedro Loureiro e Pedro Américo. Na mesa de honra, Luiza Silva Dias Carvalho representou as criançasno evento.

Plano_Municipal_Decenal_Infancia_Adolescencia_03Durante o encontro as entidades presentes tiveram espaço para apresentar sugestões que poderão ser aproveitadas para o aperfeiçoamento do plano municipal. Até o dia 07/11, a Secretaria de Desenvolvimento Social receberá sugestões para aperfeiçoamento do plano pelo  email: social@conselheirolafaiete.mg.gov.br