PPA da Educação é discutida com a comunidade em Conselheiro Lafaiete

Dentro da série de Audiências Públicas para elaboração do Plano Plurianual (PPA), na última quarta-feira, 10/07, a Prefeitura Municipal de Conselheiro Lafaiete realizou mais um encontro na Câmara Municipal tendo como foco a Secretaria Municipal de Educação – Semed.

Assim como ocorreu nas audiências anteriores a população teve a oportunidade de participar com espaço aberto para a apresentação de sugestões para a elaboração das diretrizes e metas a serem implementadas pela gestão municipal na área educacional nos próximos quatro anos.

Um dos assuntos mais discutidos durante a audiência foi a manutenção do ensino médio na Escola Municipal Napoleão Reis. O secretário municipal de Educação e vice-prefeito, professor Darci Tavares, afirmou que o ensino médio é dever do Governo do Estado, cabendo ao município a responsabilidade com a educação básica. O secretário esclareceu ainda sobre a atual situação dos estudantes do Napoleão Reis. “Os alunos que hoje estudam no Napoleão Reis vão continuar estudando e vão concluir o ensino médio (antigo segundo grau). Só não iremos abrir novas turmas, pois não temos condições de assumir uma responsabilidade que é do Estado”, frisou o secretário.

O secretário avaliou positivamente a realização do encontro e destacou que foi um momento democrático principalmente pela intensa participação da comunidade. A necessidade de reforma de escolas, a capacitação dos profissionais da área de educação, ampliação do sistema de escola em tempo integral e o passe-livre para estudantes no transporte coletivo,  foram outros pontos importantes abordados durante a Audiência Pública.

As sugestões apresentadas pela comunidade serão analisadas pela Semed e aquelas que não são da área da educação serão encaminhadas aos setores competentes para avaliação.