Prefeito confirma construção de Centro de Inicialização ao Esporte em Lafaiete

Durante o programa de rádio institucional da prefeitura de Conselheiro Lafaiete, na manhã desta quarta-feira, 11/12 pela Rádio Carijós, o prefeito, Ivar de Almeida Cerqueira Neto confirmou que o município será contemplado com um Centro de Inicialização ao Esporte (CIE) que será construído junto ao Complexo Esportivo “Deputado Agostinho Cantos Neto”, no bairro Carijós.

CIE_15

Ao todo serão investidos R$ 3,6 milhões com recursos do Ministério do Esporte. O CIE de Conselheiro Lafaiete será um modelo III, que vai ocupar uma área de 7 mil metros quadrados. O local vai abrigar uma pista de atletismo e um ginásio com arquibancada para 195 pessoas e espaço para a prática de modalidades esportivas como basquetebol, boxe, handebol, judô, tênis de mesa, taekwondo, vôlei, esgrima e ginástica rítmica, dentre outras. Além disso, o local também vai abrigar uma área de apoio com administração, sala de professores/técnicos, vestiários, chuveiros, enfermaria, copa, depósito, academia e sanitário público.

Segundo Dr. Ivar o processo se deu por meio da atuação da Secretaria Municipal de Esporte juntamente com o Setor de Captação de Recursos ligado à Secretaria Municipal de Planejamento. O trabalho para que o município fosse contemplado com o CIE iniciou entres os meses de fevereiro e março deste ano com o cadastramento da proposta para obtenção dos recursos.

CIE_13

De acordo com o gestor municipal de convênios da prefeitura, Alvacir Pedroso Júnior, dentro do processo foi feito o levantamento topográfico da área que vai abrigar o Centro de Inicialização ao Esporte e a regularização da documentação de posse do terreno, além da criação do plano das atividades esportivas que serão realizadas na nova estrutura e a elaboração do plano de trabalho para a execução da obra.

A secretária municipal de Esporte e Lazer, Rosângela Cristina Alves Ferreira, ressaltou que o CIE será um grande investimento no esporte especializado do município que terá estrutura para treinamentos e realização de competições. Segundo ela, Conselheiro Lafaiete foi o 26º município do Brasil a realizar o cadastro para apresentação de proposta para receber o investimento.  A secretária destacou ainda o empenho de Ricardo Pace, Rafaela Nogueira de Campos e José Silvestre que trabalharam desde o início providenciando toda a documentação necessária para que o município fosse contemplado com o CIE.

CIE_14

O próximo passo para a construção do Centro de Inicialização ao Esporte é a celebração do convênio entre o município e o Ministério do Esporte para que sejam disponibilizados na conta do município os recursos que asseguram a iniciação das obras.

A administração municipal também enviou ao Ministério do Esporte uma proposta solicitando recursos para a reforma e modernização do Ginásio Poliesportivo Municipal.

CIE_16