Aconteceu na manhã desta terça-feira, 08/05, a cerimônia dos 73 anos do combate da 2ª Guerra Mundial quando o Exército Brasileiro se uniu aos aliados no combate aos nazistas, sendo que de Conselheiro Lafaiete participaram 67 Combatentes. A solenidade contou com a presença do ex-combatente João Fortunato de Oliveira que foi recepcionado pelo Prefeito Mário Marcus.
O hasteamento dos pavilhões foi realizado pelo Prefeito Mario Marcus, pelo Coronel R1 Cláudio Barbosa de Faria, Professor Luiz Rafael Vitoreti e o 1º Sargento Carlos Eduardo de Macedo. Logo após um dos momentos marcantes, a colocação de uma coroa de flores no monumento seguido do toque do silêncio pelo Sub Oficial da Reserva da Marinha do Brasil Wolney Selvero Juliano.
Em seguida a canção do expedicionário foi cantada pelos alunos da Escola Municipal “Napoleão Reis” e pelos atiradores do Tiro de Guerra. Houve uma participação especial da Banda da 13ª Região da PMMG que executou o Hino Nacional e a Canção Trevo, entre outras apresentações.
O Cel. Cláudio Barbosa de Faria relatou fatos militares da participação do exército na guerra destacando as funções e a relevante participação dos brasileiros na batalha. O prefeito Mário Marcus ao se pronunciar cumprimentou a todas as autoridades e público presente e destacou a grande honra de participar de momentos como este em que se presta uma homenagem aos heróis lafaietenses que lutaram pela liberdade na 2ª guerra mundial. Falou sobre a importância de despertar nos jovens o sentimento de patriotismo e cidadania. Disse que se sente muito feliz por hoje ver a união dos poderes e parcerias existentes em Lafaiete que muito tem contribuído para o desenvolvimento do munícipio e na construção de uma cidade muito mais justa para todos.
Também participaram do evento os militares do Tiro de Guerra, Polícia Militar e Policia Civil.