Prefeitura apresenta Plano de Contingência para o período chuvoso

A Prefeitura de Conselheiro Lafaiete, por meio da Coordenação de Defesa Civil do município realizou na amanhã desta quinta-feira, 03/10, reunião para apresentação do Plano de Contingência da Defesa Civil para o período chuvoso compreendido entre outubro de 2019 a março de 2020.
O Prefeito Mário Marcus ressaltou a relevância do trabalho que é executado pela equipe da Defesa Civil e comentou que a administração municipal se antecipa ao período chuvoso com diversas ações que foram realizadas, bem como já está com o plano de ação pronto para ser executado em relação aos Rios Bananeiras e Ventura Luiz, entre outras obras e serviços direcionados à prevenção de riscos à população.
O Coordenador da Defesa Civil o Engenheiro Augusto Júnior Araújo apresentou as principais áreas de riscos de inundações e deslizamentos do município. Ele explicou que o foco do planejamento é de que o município esteja resiliente durante este período. “Para tal foi necessário traçar estratégias e diretrizes juntamente com as forças de segurança e defesa além de diversos setores do município”, comentou. Com esta mobilização participaram da reunião o Corpo de Bombeiros Militar, Tiro de Guerra, Guarda Municipal, AMALPA, Defesa Civil, Secretaria de Defesa Social, Secretaria de Desenvolvimento Social, Secretaria de Obras, PAS – Bombeiros Civis, Departamento de Trânsito, Setor de Transportes, Secretaria de Educação, Setor de Comunicação da Prefeitura e o Eng.º Segurança Luís Hugo.
Para o Coordenador Augusto o Plano de Contingência tem como principal objetivo traçar os procedimentos a serem adotados de imediato pelos órgãos e entidades envolvidas nos caso de sinistros a fim de obter resposta rápida a emergências e desastres relacionados a eventos naturais. Por meio do Sistema de Comando em Operações (SCO), deverão estar organizados e em alerta para realizar os trabalhos urgentes para prestarem ações de socorro, ajuda humanitária, encaminhamento de desabrigados e desalojados, reabilitação dos ambientes, com o intuito de minimizar os danos às pessoas e prejuízos decorrentes.
Além da ação em situações de urgência e emergência a Defesa Civil atua diariamente nas questões relacionadas ao cadastro e monitoramento de áreas de risco, no estado de alerta, alarme e nas atividades de resposta.