Prefeitura busca solução para problemas de escolas estaduais construídas em terrenos do município

O prefeito Dr. Ivar recebeu na quarta-feira 23 de janeiro em seu gabinete a diretora da Superintendência Regional de Ensino de Lafaiete, Heloisa Gontijo, e diretores de escolas estaduais. O grupo esteve acompanhado do Deputado Estadual Glaycon Franco, que intermediou o encontro. Também esteve presente o Chefe de Gabinete, Adriano Beato.

Os educadores e o deputado buscaram junto ao prefeito solução para um antigo problema: o funcionamento de escolas pertencentes ao estado em terrenos de propriedade do município ou de terceiros. A prática que se arrasta por muitos anos traz dificuldades para ambos os lados. As escolas que necessitam de investimentos, por exemplo, ficam restritas apenas aos emergenciais; os grandes como amplas reformas ou ampliação não ocorrem.

Pelo menos cinco escolas estão nesta situação: Moacir de Souza Dias (Lima Dias), Professor Alcides Rodrigues Pereira (Cachoeira), Dr. Antero Chaves (Amaro Ribeiro), Queiróz Júnior (Gagé) e Dr. Antônio Nogueira Rezende (Buarque de Macedo).  Heloisa Gontijo confirmou que destas, apenas a Alcides Nogueira já tem um terreno para construção de sua nova sede, mas ainda aguarda aprovação do Departamento de Obras Públicas do Estado.

Após ouvir os presentes Dr. Ivar assumiu compromisso de empenhar-se para resolver a situação no que couber ao município. Já no dia seguinte o prefeito reuniu-se com o Secretário de Estado de Governo, Danilo de Castro, tendo na pauta do encontro assuntos como a revitalização do Aeroporto das Bandeirinhas, doação de terreno da COHAB ao município e a situação das escolas. “Assumimos com o secretário e os diretores o compromisso de conceder ao Estado as áreas onde já estão construídas as escolas. Claro, que vamos em busca da contrapartida deles. Podemos pensar incialmente numa permuta e o Estado ceder ao município outros terrenos. Estamos estudando a melhor maneira de não deixar estas escolas e principalmente seus alunos serem prejudicados e juntos vamos encontrar uma solução”, afirmou Dr.Ivar.

PIP
         Durante o encontro a diretora da Superintendência Regional de Ensino levou ao prefeito proposta de inclusão de Conselheiro Lafaiete no Programa de Intervenção Pedagógica/Alfabetização no Tempo Certo para a rede municipal de educação em 2013. O PIP realiza um trabalho permanente de visitas e acompanhamento nas escolas para possibilitar avanços na gestão pedagógica, propor estratégias de intervenção, apoiar os professores e, assim, garantir o cumprimento da meta de ter toda criança lendo e escrevendo até os oito anos de idade.

O deputado Glaycon Franco, apoiador da ideia destacou a importância da parceria com municípios. “Ficamos satisfeitos com a boa receptividade do nosso prefeito ao programa. Somos parceiros da Superintendência de Ensino e sabemos do comprometimento da Heloisa para que não só Lafaiete, mais outras cidades do Alto Paraopeba participem desta inciativa que tão bem fará para nossos estudantes, trazendo resultados significativos na qualidade do aprendizado”, disse.

A proposta de adesão ao Programa foi lançada pela diretora da SRE/CL, Heloisa Gontijo, em reunião realizada com os 18 secretários municipais de educação da jurisdição e foi recebida com muito entusiasmo gerando uma expectativa de adesão bastante positiva.

visita_sre_01 visita_sre_02 visita_sre_03 visita_sre_04