Prefeitura capacita Agentes de Saúde e de Combate às Endemias visando melhoria da qualidade dos atendimentos à população

A Prefeitura de Conselheiro Lafaiete, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na tarde desta segunda-feira, 16 de outubro, a Cerimônia Social de conclusão dos Cursos Técnicos do Programa Saúde Com Agente. Foram certificados 26 agentes, sendo sete certificados em Curso Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias e 19 no Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde.
O Programa Saúde com Agente conta com a parceria entre o Ministério da Saúde, ○ Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde.
O curso representa um compromisso com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), sobretudo, na Atenção Básica. Com a capacitação os Agentes de Combate às Endemias (ACE) e os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), têm a capacidade de contribuir, ainda mais, para a promoção de ações preventivas, o acompanhamento de pacientes e o estreitamento das relações com a comunidade, proporcionando um atendimento mais humano e eficaz.
O Prefeito Mário Marcus participou da cerimônia e em sua fala, parabenizou aos formandos pela iniciativa de buscar mais conhecimento e profissionalismo. Ele ressaltou a importância de mais esta conquista para a cidade que atualmente vem recebendo diversos investimentos na área da saúde. “Além da realização de obras que visam melhorar a estrutura física das unidades de saúde, investir em capacitação dos profissionais é fundamental para oferecer à nossa população atendimento com mais qualidade e mais humanizado”. Na ocasião citou outros investimentos e obras que estão sendo realizados pela prefeitura, como reformas, mudança para novas instalações e construção de novas unidades de saúde, o que demonstra zelo e compromisso com a saúde.
A cerimônia foi realizada no auditório do Solar do Barão de Suaçuí e contou com a presença da Secretária Municipal de Saúde Janice Batista; da Secretária Adjunta de Saúde Lisyane Andrade; da Diretora da Atenção Básica Rita de Cássia Camargos; da Diretora de Vigilância em Saúde Tatiane Tavares Lana e assessores da Secretaria de Saúde. Foram oradoras das Turmas a ACE Raiane Estácia da Silva e a ACS Jussara Dias de Sena.