Prefeitura confirma data para pagamento do 13° dos servidores

1107

reajuste_salarial
O secretario municipal de Fazenda, Jamiro Patrício de Resende Júnior, confirma que a segunda parcela do 13º salário dos servidores da prefeitura de Conselheiro Lafaiete será paga até o dia 20/12, data limite estabelecida por lei para o pagamento do benefício.

A afirmação tranquiliza os servidores, diante de um cenário em que diversas cidades do estado anunciam dificuldades de arcar com o compromisso. A Associação Mineira de Municípios (AMM) aponta que cerca de 600 das 853 prefeituras mineiras terão problemas para quitar o compromisso com o funcionalismo público neste ano. Isso porque o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) deverá fechar o ano contabilizando déficit de R$ 900 milhões, de acordo com a AMM.

De forma categórica o secretário diz que o direito dos servidores está assegurado e o município vai efetuar o pagamento até a data limite. A primeira parcela do 13º dos funcionários da prefeitura de Lafaiete foi paga antecipadamente no mês de setembro.

“Jamais descumprimos qualquer compromisso no que tange ao pagamento da remuneração dos nossos servidores, seja dos meses regulares, seja do 13º. Temos a orientação do prefeito Ivar de priorizar os direitos dos trabalhadores, e assim o fizemos desde o início de nossa administração”, frisou o secretário.

Montante

A estimativa do montante referente à segunda parcela do 13º é de R$ 2,5 milhões e terão direito ao beneficio todos os servidores municipais efetivos e comissionados, exceto agentes políticos como secretários municipais, vice-prefeito e prefeito.

O pagamento do 13º dos servidores públicos municipais tem significativo impacto na economia local, já que uma boa parcela do valor deve ser investida no comércio local para as compras de Natal e fim de ano.