Prefeitura dá continuidade a Programa de Controle da Esquistossomose e outras verminoses

A Prefeitura Municipal de Conselheiro Lafaiete, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem colocado em prática o PCE- Programa de Controle da Esquistossomose, com visitas domiciliares para a realização de exames de investigação da Esquistossomose dentre outras verminoses.
O programa faz parte de uma das atividades do Setor de Controle de Endemias a qual os (ACEs) Agentes de Combate as Endemias são responsáveis pelas visitas diárias de cadastramento e distribuição de coletores.
Um dia após a entrega dos coletores aos moradores do bairro trabalhado, o material é recolhido e encaminhado para análise laboratorial. Em casos de positividade para esquistossomose e outras verminoses, o setor notifica os (ESFs) – Estratégia Saúde da Família de referência, para início imediato do tratamento. Atualmente, as equipes estão trabalhando no bairro Siderúrgico e posteriormente abrangerá a localidade Jardim Alvorada.
O Coordenador dos Programas de Controle de Endemias Márcio Pereira da Costa, ressalta a importância da visita do agente e reforça que o trabalho de prevenção depende do envolvimento de todos.