Prefeitura de Lafaiete apoia a coleta seletiva de resíduos

Na quarta-feira, 23/08, o Prefeito Mário Marcus, juntamente com o Promotor de Justiça da Comarca de Conselheiro Lafaiete, Dr. Glauco Peregrino, e equipe da Secretaria de Obras e Meio Ambiente, realizou vistoria técnica no Centro Municipal de Reciclagem, nos galpões das Associações de Catadores de Materiais Recicláveis, ASCOL ASCOPRE e ASMARCOL. Também acompanharam a visita os representantes da Associação Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (ANCAT) e Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Sociais (CIMOS).
O objetivo foi a verificação das ações que vêm sendo realizadas para melhoria da Coleta Seletiva no município através do Programa “Lixo e Cidadania”. O projeto Lixo e Cidadania possui abrangência em todo Estado de Minas Gerais, e tem como principal objetivo a inclusão sócio produtiva dos catadores além de seus direitos fundamentais como principais agentes ambientais dos resíduos sólidos urbanos.
Segundo o prefeito Mário Marcus, que também é presidente do Consórcio Público Ecotres, instituição que sempre apoia as atividades das associações, foram acordadas diversas ações de melhorias. Entre elas, intervenções nas estruturais dos galpões, aquisição de maquinário e incentivos aos catadores para aperfeiçoamento dos serviços de coleta, triagem e comercialização dos materiais recicláveis.
O Prefeito Mário Marcus ressaltou a importância das associações para o município, pois contribuem para uma cidade mais limpa e com mais sustentabilidade, além de gerar emprego e renda para várias famílias. “A reciclagem é de fundamental importância para a preservação do meio ambiente, reduzindo significativamente os resíduos que são levados para o aterro, ampliando seu tempo de atuação. A administração municipal estará sempre ao lado dos trabalhadores que atuam na área de reciclagem e se empenhará para dar o apoio necessário para um trabalho mais justo e mais digno para todos.”