
Na tarde da quinta-feira 19/11 a prefeitura de Conselheiro Lafaiete entregou simbolicamente a revitalização do espaço onde há mais de 20 anos funciona o “camelódromo”, na praça Getúlio Vargas, no centro da cidade. O ato de entrega reuniu representantes do poder público e dos camelôs.

A revitalização do “camelódromo” se deu por meio de uma ação conjunta entre a prefeitura, intermediada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ministério Público de Minas Gerais e AVAL (Associação dos Vendedores Ambulantes de Lafaiete). A iniciativa está viabilizando a reorganização do espaço que passou por intervenções estruturais melhorando o ambiente de trabalho dos vendedores ambulantes. A negociação entre as partes durou aproximadamente dois anos e o “camelódromo” recebeu intervenções estruturais, estéticas e regulamentares que continuarão a serem executadas de acordo com as necessidades. A prefeitura construiu um ponto de apoio com sala e banheiro para atender a AVAL. Também foram cadastrados 94 vendedores ambulantes que assinaram Termo de Utilização do Espaço Público, enquanto o Poder Executivo emitiu decreto regulamentando a atividade na praça Getúlio Vargas.

A AVAL padronizou as barracas, custeadas pelos vendedores, que foram reorganizadas melhorando o ambiente de trabalho e tornando-o mais digno e mais atrativo. Já o Ministério Público fez a mediação visando uma solução definitiva para a utilização daquele espaço de forma que o acordo possa se estender independente de fatores ocasionais. Uma investigação social também foi realizada pelo Ministério Público no local visando identificar as demandas e peculiaridades existentes no local.
Reconhecimento

Durante o encontro o prefeito Dr. Ivar entregou ao presidente da AVAL, Eli de Lima as chaves do ponto que a partir de agora será utilizado pelos camelôs e parabenizou a todos que estiveram envolvidos no processo que classificou como ação de humanização e respeito à atividade exercida pelos camelôs. “Em campanha nós assumimos o compromisso de humanização e hoje o espaço está lá acolhedor e regularizado”, disse Dr. Ivar, que também falou sobre os problemas causados pelas chuvas na praça Getúlio Vargas e na avenida Telésforo Cândido de Resende. Segundo ele, a questão não está esquecida, mas é preciso avançar quanto à captação de recursos junto ás esferas estadual e federal para a realização de obras que eliminem o problema.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Alessandro Dalla Vedova agradeceu a equipe da prefeitura, Ministério Público, a AVAL e a empresa Estruturaço que fez a doação de refletores e equipamentos para a melhoria da iluminação no camelódromo. “A união entre as partes foi fundamental para que as ações fossem realizadas em prol dos camelôs”, afirmou.

O presidente da AVAL, Eli de Lima ressaltou que a regularização e a revitalização do “camelódromo” eram um anseio antigo da classe. Eli destacou ainda que a parceria com a prefeitura trouxe aos vendedores ambulantes o orgulho de ser “camelô“. “Agradeço o prefeito Dr. Ivar que disponibilizou toda a sua equipe para realizar este trabalho. Há 25 anos a gente trabalha naquele local e sempre esperávamos por melhorias e agora isso vai beneficiar não só os camelôs, mas também o comércio do entorno”, frisou Eli de Lima.
Também participaram do encontro, o chefe de gabinete, Adriano Gomes Beato, o gerente de Indústria e Comércio do município, Henrique Pereira; o procurador do município, Luiz Antônio Teixeira Andrade, o vereador, Gildo Dutra e o empresário Robson Drumond (Estruturaço), além de vários secretários municipais e chefes de departamentos da prefeitura.