Prefeitura de Lafaiete fecha o cerco e reforça luta contra a Dengue

1388
0
A Prefeitura de Conselheiro Lafaiete, por meio de suas secretarias, está atuando no enfrentamento à epidemia de Dengue, com a realização de ações e ampliação dos serviços de saúde, a fim de promover a saúde e bem-estar da população.
Desta forma, tão logo foi detectado o aumento do número de ocorrências da doença, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou um planejamento para que fosse possível atender a população de forma mais ágil e eficaz. Para tanto, capacitou as equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESFs) dos postos de saúde dos bairros para oferecer os primeiros atendimentos, sendo a porta de entrada para o serviço de saúde.
Foram criadas três unidades sentinelas preparadas para atender os pacientes que necessitam de observação e soroterapia. Elas estão instaladas na Unidade Básica de Saúde do Bairro Cachoeira, Unidade Básica de Saúde do Bairro Belavinha e no Posto de Saúde São João 1, ao lado do posto de coleta de sangue.
Foi aberta a ala 2 da Policlínica Municipal, espaço específico para o atendimento às pessoas com sintomas da doença, com o objetivo de agilizar o atendimento.
Para ampliar ainda mais os atendimentos, a prefeitura publicou ontem, 22/02, edital para contratação de 80 profissionais de saúde, Médicos Plantonistas, Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem e Auxiliares Administrativos. As inscrições podem ser realizadas até o dia 26 de fevereiro de 2024 no endereço eletrônico conselheirolafaiete.mg.gov.br/v1/processo-seletivo-e-editais/.
Em outra frente a Secretaria de Obras, por meio do Departamento de Meio Ambiente, está realizando inúmeras fiscalizações em lotes, sendo notificados cerca de 50 lotes por dia. Além disso, as equipes de capina e limpeza estão atuando diariamente em diversos bairros e seguem programação para inspeção e limpeza dos lotes pertencentes ao Município.
Nesta sexta-feira, 23/02, o setor de combate às endemias, Polícia Militar, Guarda Municipal e Empresa Localix realizaram em conjunto, ingressos forçados a imóveis fechados que oferecem risco à saúde da população.
E no sábado, 24/02, acontecerá o Dia D de Mobilização e Enfrentamento à Dengue, com a realização do mutirão de limpeza para eliminar focos de Aedes Aegypti no Bairro São João.
O prefeito Mário Marcus ressaltou que a administração municipal está se empenhando para minimizar os efeitos desta epidemia e que todos os recursos possíveis serão utilizados para que a saúde da população seja preservada.