Prefeitura de Lafaiete libera uso de máscara em ambientes internos a partir de 1º de maio

A Prefeitura de Conselheiro Lafaiete, por meio de decreto municipal, irá liberar a partir do próximo domingo, 1º de maio, o uso de máscaras em ambientes fechados no âmbito do município. A exceção é para as unidades de saúde que prestam atendimento médico e pessoas com Covid ou suspeita da doença, cujo uso do equipamento de proteção continua obrigatório. O setor de saúde recomenda a permanência do uso para pessoas com comorbidades.
Segundo o prefeito Mário Marcus, a redução do número de casos e de internações pela doença e a ampla vacinação contra a Covid-19 na cidade possibilitou a decisão pela liberação do uso de máscara. Na oportunidade o Prefeito agradece à população pela compreensão, sacrifício e colaboração durante a pandemia e pela adesão à vacinação. “A participação da população no enfrentamento à Covid-19 foi fundamental para que pudéssemos vencer a pandemia, postura que nos propiciou chegar a esse momento que nos permite desobrigar o uso de máscaras também em ambientes fechados. Ressaltamos que a pessoa que não se sentir confortável em retirar a máscara poderá permanecer com o uso do equipamento que hoje passou a ser muito comum em nosso dia a dia”, comentou.
Lafaiete soma até dia 18/04 o total de 277.484 doses aplicadas de vacinas contra a Covid-19, sendo vacinação primeira dose adulto (D1) 100.706 aplicações (82,20%) e crianças (D1) 9.735 (90,89%); segunda dose adultos (D2) 94.087 (79,15%) e crianças (D2) 5.456 doses; dose única 2.887; terceira dose – reforço 1, 64.613 doses (63,44%) e reforço 2, 819 doses.
Ainda de acordo com o prefeito o monitoramento da situação pelo setor de saúde permanece e recomenda-se que os demais cuidados necessários continuem sendo seguidos. “Superamos um grande desafio e vamos continuar nos cuidando para que a pandemia não volte a prejudicar a vida e a saúde dos lafaietenses”, finalizou.