Funcionários da prefeitura de Lafaiete tiveram disponibilizados nesta quinta-feira 03/12 em suas contas bancárias o valor correspondente ao pagamento da primeira parcela do 13º salário.
Diante da conjuntura econômica nacional que está levando diversos municípios à uma grande dificuldade para cumprir seus compromissos, no mês de outubro o prefeito de Lafaiete Dr. Ivar buscando tranquilizar os servidores públicos municipais, afirmou que o pagamento do 13º salário seria feito dentro do prazo permitido pela legislação. Na ocasião, o prognóstico era de que o pagamento seria feito em parcela única na data limite, que é 20 de dezembro.
Porém, diante do resultado do esforço conjunto, sobretudo da comissão de gestão orçamentária e financeira criada para acompanhamento do quadro econômico do município, foi possível disponibilizar para os funcionários a parcela de 50% do 13º salário na manhã desta quinta-feira 03 de dezembro.
“Sempre priorizamos os trabalhadores. Se conseguimos, com muito esforço, o caixa suficiente para pagar metade do benefício a que eles têm direito agora, não há porque esperar até o dia 20. Pagamos agora a metade e vamos continuar trabalhando com responsabilidade e serenidade para que até o dia 20 possamos pagar o restante”, declarou o prefeito.
Para o Secretário Municipal de Fazenda, Jamiro Patrício de Rezende Júnior, a disponibilidade de recursos para pagamento do 13º salário não implica numa tranquilidade financeira do município. “Isto é resultado de ações programadas e executadas, com prioridade para manutenção em dia do pagamento dos direitos dos servidores que é uma determinação do prefeito Ivar”. A previsão é que a segunda parcela do 13º seja efetuada até o dia 20 de dezembro.
Jamiro informa que o município continua com ações concretas em busca de captação de recursos, sendo os principais a venda da laje do Epa e o Refis.
Pelo Refis o contribuinte em débito com o município de Conselheiro Lafaiete tem a oportunidade de regularizar a situação com redução de juros e multas que variam de 50% a 100% de acordo com número de parcelas. O menor valor de parcela é de R$ 50,00 (cinquenta reais).
O edital de alienação da laje do Epa, imóvel que fica na confluência das ruas Cefisa Viana, Barão de Suassuí e Desembargador Dayrell de Lima, na região central da cidade já foi publicado. O leilão vai ocorrer no dia 17 de dezembro, quando deverão ser abertos os envelopes com as propostas.
Cenário estadual
Pelo menos 80% das prefeituras de Minas Gerais estão com as contas no vermelho, segundo a Associação Mineira dos Municípios. Um levantamento da AMM apontou que 35% das 853 cidades do Estado não têm orçamento para arcar com o benefício do 13º salário de seus servidores. Ainda segundo a AMM, 43,9% dos municípios pesquisados disseram estar com dificuldades para pagar a folha de pagamento e o 13º juntos e podem ter que priorizar um ou outro.
Impacto
A garantia do pagamento do 13º salário dos servidores da prefeitura tranquiliza os trabalhadores e traz também uma expectativa de aquecimento do comércio por parte dos lojistas, que sofrem com a queda das vendas diante do recuo de consumo. Somente a primeira parcela do valor pago gira em torno dos 3 milhões de reais.
Mais de R$ 15 milhões deverão ser pagos pela prefeitura de Lafaiete aos servidores num prazo de 40 dias contabilizando o salário, cujo pagamento já foi feito no dia 27 de novembro, o 13º e os salários de janeiro/2016.

















