Projeto prevê restauração da Fonte Luminosa e Casa de Cultura

91
Fonte-Luminosa_Conselheiro-Lafaiete
Fonte Luminosa, na praça Tiradentes.

A prefeitura de Conselheiro Lafaiete por meio da Secretaria Municipal de Cultura recebeu da empresa Vale Arquitetura, os projetos de restauro da Fonte Luminosa, instalada na praça Tiradentes e do prédio da Casa de Cultura “Gabriela Mendonça”. Os projetos custeados pelo Fundo Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural (FUMPAHC) com aprovação do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural foram desenvolvidos com orientação do IEPHA (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais) e serão apresentados para captação dos recursos necessários para execução das obras.

A secretária municipal de Cultura, Mauricéia Aparecida Ferreira Maia explicou que o projeto prevê o retorno original do formato da Fonte Luminosa com as características da época de inauguração na década de 40. Segundo a secretária, as grades que cercam o monumento serão retiradas e o sistema de lançamento das águas dançantes será recuperado.

Casa-de-Cultura_Conselheiro-Lafaiete
Prédio da Casa de Cultura “Gabriela Mendonça”

Com relação à Casa de Cultura, Mauricéia ressaltou que o projeto prevê poucas alterações no prédio, dentre elas a criação de um acesso na lateral direita do imóvel obedecendo a legislação de acessibilidade com a instalação de rampa e elevador. O acesso será construído em ferro e vidro, de forma moderna e semelhante ao construído no Solar do Barão de Suaçuí. Porém segundo ela, a estrutura não vai afetar a arquitetura colonial do casarão. Os jardins da também vão passar por trabalho paisagístico.

Após o restauro a função pública do prédio que abrigava os departamentos da Secretaria de Cultura será mantida com as salas de trabalho, galeria e espaço para reuniões. O próximo passo da Administração Municipal é buscar os recursos para custeio das obras junto à inciativa privada e aos governos Estadual e Federal.